segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que ainda esperar...? (Parte 1)

Criciúma:            

Na parte de baixo da tabela, as coisas estão complicadas para o Criciúma que caminha a passos largos para ser rebaixado. Estranhamente, o clube deu trabalho para os dois primeiros colocados no Campeonato, em ambos os turnos, mas nos outros jogos acabou cedendo mais do que deveria. Com 30 pontos e apenas 7 vitórias, o Tigre completou o quinto jogo seguido com derrotas e está a 6 pontos do primeiro clube fora da zona do rebaixamento, a Chapecoense.
                Das últimas 5 rodadas restantes, o Tigre enfrentará dois clubes que brigam pela parte superior da tabela (Grêmio e Corinthians), apenas um concorrente direto (Bahia) e dois sem pretensões no Campeonato (Sport e Flamengo). Destes jogos três são em casa, o que acaba sendo uma vantagem, já que não venceu sequer um jogo fora de seu estádio. Tendo que tirar 6 pontos de diferença e ainda um saldo de -16 (tendo em vista que se igualarem em pontuação é provável que fiquem com o mesmo número de vitórias), considero o Criciúma virtualmente rebaixado.

Bahia:

                O Bahia é outro que tem se complicado bastante neste Brasileiro e junto com o Criciúma. Com apenas 2 pontos nos últimos 8 jogos, o Tricolor de Aço está em uma queda livre e não consegue mais parar. São 31 pontos, cinco atrás da Chapecoense e com quatro jogos complicados para se vencer.
                Enfrenta em casa Corinthians e Grêmio que brigam por vaga na Libertadores. Destes jogos, os baianos podem apostar na sina Corintiana de Robin Hood, aonde vence os clubes da parte de cima da tabela e perdem para os da parte inferior. Outro jogo em casa será contra o Atlético PR, que não tem mais pretensões no Brasileiro. O problema estará nos dois jogos fora de casa, que são contra clubes diretamente envolvidos com a luta da degola. Criciúma e Coritiba. Infelizmente, o Bahia é outro que está fadado a queda.

Botafogo:

                Ao meu ver, o clube carioca é o que enfrenta a situação mais complicada desde o começo do torneio e graças a vontade de seus jogadores (limitados, mas guerreiros) vem se aguentando firme na tentativa de escapar. Com 33 pontos o Fogão terá que encarar um clássico na próxima rodada (Fluminense) e depois encarar o Figueirense e Chapecoense na sequencia, concorrentes diretos e que nada além da vitória interessa.
                Nas duas ultimas rodadas, o alvinegro encara o Santos, carrasco na Copa do Brasil e que não teve dó em atropelar e o Atlético Mineiro, que poderá estar de ressaca após a conquista da Copa do Brasil ou que terá que vencer a todo custa para se consolidar na Libertadores. O grande problema é que o time está no limite, com salários atrasados, muitos jogadores machucados, talvez o melhor seja até cair e se reestruturar em uma divisão mais fácil.

Vitória:

                O primeiro na zona de rebaixamento, o Vitória é um dos clubes que mais oscila da parte de baixo da tabela. Nos últimos jogos, o clube teve uma sequencia bastante ingrata, enfrentando Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo e agora terá uma sequencia definitiva para definir o seu futuro, enfrentando Chapecoense, Coritiba e Figueirense. Vencendo, é bem provável que encaminhe a sua permanência na série A, porém perdendo estará virtualmente rebaixado (no mínimo). Vale ressaltar que essa sequencia no primeiro turno foi terrível para o Rubro-Negro baiano, fazendo apenas 1 ponto de 9 disputados, em um empate em casa contra a Chapecoense.
                As duas ultimas rodadas contra Flamengo e Santos podem ser apenas para cumprir tabela, ou a cartada final para escapar da degola e por “sorte” serão dois clubes que estarão em ritmo de férias e um deles (Santos) com baixo aproveitamento fora de casa.

Chapecoense:

                A novata na Série A, Chapecoense, busca com todas suas forças a sua permanência. Dentro de casa, o retrospecto é muito bom (para um clube que luta contra o rebaixamento). Foram até o momento 7 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas. Com isso, a Chapecó tem grandes chances de permanecer, já que enfrenta dois dos seus concorrentes em seus domínios (Vitória e Botafogo).
                Se em sua casa o clube catarinense é forte, fora ele não acostuma causar muitos problemas. Como visitantes foram apenas duas vitórias (uma delas surpreendente contra o São Paulo), três empates e doze derrotas. Os jogos contra Fluminense e Goiás devem quebrar uma escrita da equipe neste campeonato. Em seus domínios ainda enfrentam o poderoso líder Cruzeiro, que vem vacilando, mas certamente não será uma tarefa fácil vencê-lo. Acredito que a Chapecó fica mais um ano na Série A.

Coritiba:

                O clube paranaense que desde o começo do ano vem mostrando que brigaria para não cair e vem fazendo jus a esta previsão. Com 37 pontos, os riscos ainda são grandes, mas a vitória contra o Fluminense foi um importante passo para sua fuga. Na próxima rodada o Coxa enfrentará o Flamengo, seu carrasco na Copa do Brasil e provavelmente jogará com mais vontade para “devolver” a polemica derrota. Depois o desafio é na Bahia contra o Vitória em uma briga direta. Ainda recebe Palmeiras e Bahia no Couto, aonde costuma ser forte e ainda visita o Atlético Mineiro (não necessariamente nesta ordem).

Palmeiras:

                O Palmeiras teve uma crescente com os retornos de Valdivia e principalmente Fernando Prass, mas ainda corre riscos e não se pode dar ao luxo nessa reta final precisando de apenas 6 pontos para escapar segundo especialistas. O que pode salvar o Verdão são os dois jogos em casa, contra clubes sem pretensões no Campeonato Brasileiro (Sport e Atlético PR), justamente os 6 pontos que precisa para se livrar.
                Na próxima rodada o Palestra terá uma tarefa complicada no clássico contra o São Paulo no Morumbi, aonde não vence há 12 anos, além de também enfrentar o Internacional no Beira-Rio e o Coritiba no Couto Pereira, com ambos brigando pela fuga do Z4.

Figueirense:


                O último candidato ao rebaixamento e a meu ver um dos que tem a tabela mais complicada e por “sorte” precisa de pouco para escapar da Série B. Os catarinenses ainda irão enfrentar Atlético Mineiro e São Paulo fora de casa (podendo ser beneficiado devido a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, apesar dessa ultima rodada ficar provado que mesmo com reservas não se podem desqualificar esses dois clubes). Ainda enfrenta o Inter dentro de casa, assim como o Vitória e visita o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário