quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Zagueiros

O “Mercado da Bola 2014” vem com mais uma dica. Depois de falar dos goleiros e dos laterais que podem ser alvos de clubes nessa próxima janela, chegou a vez dos zagueiros. Os clubes do Brasil de maneira geral costumam ter um grande jogador na posição e outros que causam arrepios em sua torcida, outros possuem zagas em bons momentos e com boas peças como Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians, outros precisam de jogadores mais consistentes e com mais segurança, como o Internacional. Porém é difícil arranjar times com uma ótima opção de zagueiro no banco, afinal, se dois são bons, nesse caso três pode ser ainda melhor.
                Todo time que deseja chegar a algum lugar precisa ter uma boa “cozinha” e aqui vão dicas de zagueiros que podem ser opções para ano que vem:

Anderson Martins (Al Jaish): Certamente um jogador que deve causar saudades a torcida Vascaína. Tem apenas 26 anos e está atualmente no milionário futebol do Qatar. Formou dupla com Dedé na campanha do clube Cruzmaltino na Copa do Brasil de 2011, mas antes disso fez ótimos jogos pelo Vitória. Com o time baiano conseguiu quatro títulos estaduais e um vice-campeonato da Copa do Brasil, além da Copa do Nordeste de 2010. No Qatar na temporada de 2011/2012 seu clube foi vice-campeão e na passada ficou em terceiro. É uma negociação difícil, afinal não faz tanto tempo que ele deixou o Brasil, mas como esses jogadores só buscam esse mercado para fazer seu “pé de meia” e jogar poucas temporadas é uma alternativa e deve valer o investimento.

Manoel (Atlético Paranaense): Um dos melhores zagueiros que atuam no Brasil é novo e tem tudo para se firmar em um grande clube, não só do Brasil, mas também da Europa e com todo respeito à história do Atlético Paranaense, mas ele já está fazendo “hora extra” no clube. É o terceiro melhor zagueiro em roubadas de bola do Campeonato Brasileiro e tem uma média baixa de faltas para um jogador de sua posição. Sempre bastante seguro e se posicionando muito bem, deve ser difícil tirá-lo do Furacão para o próximo ano, já que o clube deverá se classificar para a Libertadores, porém, deve ser bastante assediado, principalmente por clubes do exterior.

André Dias (Lazio): Precisando de um zagueiro, experiente e que simplifica muito as coisas? André Dias pode ser ideal. Aos 34 anos o zagueiro teve enorme destaque no São Paulo, ganhando três Campeonatos Brasileiros (2006, 2007 e 2008) e faturando a Bola de Prata (Revista Placar) como melhor zagueiro em dois anos (2008 e 2009) e entrando na seleção do Brasileiro de 2009 (oficial da CBF). Neste ultimo ano mesmo já veterano, lhe rendeu uma passagem para o futebol europeu, onde se firmou na Lazio e foi campeão da Copa da Itália nesta ultima temporada. Na atual temporada vem perdendo o espaço, e não deve ser uma negociação tão difícil.

Lúcio (São Paulo): O experiente xerife do Penta não esteve muito bem nos últimos anos, tendo passagem apagada pela Juventus e pelo São Paulo, chegando até ser afastado da equipe e tendo que treinar separado. Apesar de ser uma aposta de risco, devido ao seu alto salário e não estar bem, uma nova oportunidade pode também ser ideal para Lúcio dar a volta por cima e voltar a jogar um futebol de alto nível. Devido a este afastamento, o São Paulo deve facilitar a sua saída nessa próxima janela, sendo o próprio jogador o maior desafio. Não acredito que deve diminuir muito sua pedida salarial.

                Existem ainda outras opções de zagueiros que podemos citar: o zagueiro Luisão do Benfica é uma delas. Experiente e com bom jogo aéreo, pode ser uma boa alternativa para quem realmente deseja investir na posição. É titular na equipe portuguesa e não deve ser tão fácil tirá-lo, porém a idade pode ser um fator positivo para o Benfica querer renovação no setor. Ainda pensando em jogadores do exterior, Gabriel Paulista que saiu recentemente do Vitória para o Villareal, estava fazendo bom Campeonato Brasileiro, porém ainda não atuou nem se quer 1 minuto pela equipe espanhola, talvez um contrato de empréstimo seja aceitável para o Submarino Amarelo.

                Aqui no Brasil existem algumas opções também, como o zagueiro Leandro Almeida do Coritiba, o veterano Rodrigo do Goiás, além do jovem Léo que é apenas reserva no Cruzeiro e de Durval que deve deixar o Santos ano que vem. Da Série B, Alex Alves de 21 anos que joga no Paraná Clube e Rafael Lima de 27 anos da Chapecoense são opções para teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário