terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Goleiros

Ainda faltam um pouco menos de três meses para o inicio da janela de 2014 para os clubes brasileiros, mas para grandes clubes e até mesmo médios que pretendem se destacar é preciso começar um planejamento o quanto antes. Analisando pontos fracos de um ano que está quase no fim e buscando reforços. Obviamente esse planejamento dependerá do dinheiro e de certas qualificações que ainda estão pra se decidir neste ano, mas o básico já pode começar a ser traçado.
As primeiras dicas partem na posição que dizem ser essencial se ter um bom jogador. Onde começa todo time, sendo por isso normalmente usado como camisa 1, o goleiro. Vendo os times de série A, temos bons goleiros, alguns com grades destaques e passando confiança a toda uma torcida e equipe, como Fábio do Cruzeiro, Cavalieri no Fluminense, Victor no Atlético Mineiro e Jefferson no Botafogo. Outros clubes como Corinthians e Flamengo têm bons goleiros em bom momento e cumprindo bem o seu papel. Por outro lado, temos outros clubes que certamente precisarão pensar em goleiros para ano que vem. O Vasco deve encarar essa posição como grande prioridade, já que este ano os três que ocuparam a vaga deixada por Fernando Prass nem de perto chegam a convencer e ter bom rendimento. Outro clube que deve pensar em goleiro é o São Paulo, afinal é bem provável que Rogério Ceni se aposentará e Denis é questionado.
Mesmo nos times de menor expressão temos bons goleiros, mas indiferente da necessidade dos clubes, aqui vão algumas dicas de jogadores que poderiam ser buscados:

 Julio César (Queens Park Rangers): Goleiro brasileiro recentemente considerado um dos melhores do mundo, foi titular na Copa do Mundo de 2010 da nossa seleção e hoje está parado em um pequeno clube da Europa. O jogador teve seu retornou a seleção e inclusive fez ótimas partidas, surpreendendo muitos. Já garantido por Felipão na próxima Copa, ele se machucou eu um treino do QPR e até agora não atuou pelo clube nesta temporada (e antes nem havia sido se quer relacionado para uma partida). Na janela europeia, ele quase deixou o clube para assinar com o Benfica, mas houve divergência de valores. Ele deve diminuir a pedida para sair na próxima janela, já que não deve ser aproveitado pelo QPR na segunda divisão inglesa.

Gomes (Tottenham): Goleiro revelado pelo Cruzeiro e hoje atuando no Tottenham da Inglaterra, onde já foi considerado ídolo pelas campanhas que já fez no clube. Apesar disso, ele não tem mais espaço na equipe, principalmente após a chegada de Hugo Lloris, goleiro da seleção francesa e considerado um dos melhores do mundo. Foi emprestado ao Hoffenheim da Alemanha no começo deste ano para disputar o final da temporada pelo clube, porém jogou apenas nove partidas, sendo a última delas em 5 de abril de 2013. Mesmo no clube Alemão acabou perdendo a vaga para o jovem Casteels de apenas 21 anos e que inclusive também é titular nesta temporada. Aos 32 anos, Gomes ainda pode render no Brasil e se não pedir um alto salário pode pintar por aqui ano que vem.

Martin Silva (Olímpia):  O veterano goleiro uruguaio que se destacou nesta ultima Libertadores
com boas atuações pelo Olímpia, clube paraguaio. Aos 30 anos, está sendo seu terceiro ano como titular na equipe e vem desempenhando um bom papel. Antes só havia defendido o Defensor do Uruguai desde sua juventude. Alguns clubes brasileiros inclusive se mostraram interessados no goleiro, casos de São Paulo e Vasco.

Weverton (Atlético PR): A maior surpresa do Campeonato Brasileiro de 2013 certamente é o Atlético Paranaense. Acredito que nem mesmo os mais otimistas torcedores esperavam o time jogando este futebol, ainda mais com o que demonstrou no começo do campeonato. Weverton é uma das gratas surpresas e pode ser uma grande aposta para outros clubes. Com apenas 25 anos vem fazendo grandes defesas e se mostrando seguro. Weverton foi revelado pelo Corinthians e inclusive fez parte do time campeão da Série B de 2008. Também teve passagem por empréstimo pelo Oeste, América-RN e Botafogo, até que assinou pela Portuguesa e fez parte da campanha magnifica de 2011 na Série B. sem renovação com a Lusa, o goleiro decidiu assinar contrato com o Atlético Paranaense.
                 
            Existem ainda outras opções, que talvez sirvam para times menores, como os goleiros Júlio César do Corinthians que não deve continuar no clube e Marcelo Grohe do Grêmio que não tem espaço com a chegada de Dida (não existem rumores de aposentadoria do goleiro apesar de sua idade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário