sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Acorda CBF!


               Chega! Está na hora dos clubes brasileiros se reunirem e dar um basta em tamanha bagunça na organização de calendários da CBF. Mais uma vez clubes do Brasil estarão desfalcados de seus principais atletas e pior, na reta final do Brasileiro onde a maioria precisará desses jogadores para completar seus objetivos. São os clubes que pagam o salário dos jogadores, eles que zelam pela integridade física, eles precisam ser menos prejudicados, ou haverá alguma intenção macabra por trás de tudo isso?
                A seleção terá dois amistosos, o primeiro dia 11 de outubro, contra o poderoso Iraque e dia 16 de outubro contra o perigoso (esse não de maneira irônica) Japão, que apesar de não ser uma grande seleção, é preciso ter cuidado com dois grandes jogadores que podem surpreender: Keisuke Honda e Shinji Kagawa. Com isso os clubes que cederão seus jogadores a seleção, disputarão duas rodadas sem suas peças, a 29ª e 30ª rodada. Com isso na análise da tabela e dos jogadores convocados, alguns clubes são extremamente prejudicados pela convocação.
                Foi adotada uma politica de chamar apenas um jogador de cada clube brasileiro, mas para tais amistosos certamente seria totalmente desnecessário chama-los. Porque não testar alguns jogadores que atuam fora do país e que poderão estar na Copa também? São Paulo, Vasco, Internacional, Botafogo e Santos são os mais prejudicados, sem contar Atlético Mineiro e talvez até o Grêmio. Para se ter uma ideia, na 29ª rodada, terão confronto direto entre seis dos clubes citados: Vasco e São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro, Botafogo e Santos.
                Lucas e Leandro Damião foram os que mais desfalcaram seus clubes nessa temporada, com 14 jogos cada um e logo atrás aparece Neymar com 13. O Santos evidentemente é dependente do atacante, apesar de ao meu ver não almejar mais nada no ano, tem seus motivos para reclamação. São Paulo e Vasco se enfrentarão em São Januário, sem Lucas e Dedé, em um confronto direto pela vaga da Libertadores. O mesmo vale para Internacional e Atlético Mineiro, um busca a vaga na Libertadores e não terá seu principal atacante, já o Galo que busca o título não terá seu goleiro, que “estranhamente” foi convocado após muito não ser e convenhamos em um momento desnecessário e não merecido. Para que três goleiros? Não tinha outro goleiro que merecia mais? E isso junta com a possível condenação a Réver (de maneira justa se ocorrer) por uma agressão no jogo de quarta contra o Flamengo. Porque então já não convoca-lo? (é o melhor zagueiro do campeonato apesar desse papelão).
                O Botafogo que também briga por uma vaga na Libertadores também terá grandes prejuízos perdendo o goleiro Jefferson. Quem deve estar comemorando é o Fluminense, pois estará desfalcado de Thiago Neves, que não vêm jogando absolutamente nada, de longe um não merecedor desta convocação, parecendo até um bode expiatório para se não disser que ele não convocou ninguém do Fluminense. O time é líder do campeonato e certamente têm jogadores mais merecedores, como no caso de Fred e Diego Cavalieri indiscutivelmente merecedores e peças fundamentais para o clube. Porém, vamos acreditar que é tudo a caso do destino.
                Está na hora dos clubes pressionarem a CBF para que algo seja feito em relação a esse calendário, ou os clubes continuaram perdendo seus jogadores em jogos importantes. Mano Menezes poderia muito bem chamar jogadores de fora do país, até por que muitos dos convocados ficarão no banco de reservas. Minha convocação para esses jogos seria só com jogadores do exterior e seria mais ou menos a seguinte: Diego Alves (Valência) e Júlio César (Queens Park Rangers), dois goleiros apenas, não precisa mais que isso, no máximo deixando um terceiro sobre aviso caso algo de ruim com um dos convocados aconteça. Na zaga levaria Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Leandro Castán (Roma) e Miranda (Atlético de Madrid) e ainda poderia incluir até Dante, zagueiro destaque da Bundesliga passado contratado pelo Bayern Munique nesta temporada. Para as laterais não vejo a necessidade de chamar três laterais esquerdos, então no lugar de Adriano chamaria um direito, ficando: Marcelo (Real Madrid), Alex Sandro (Porto)Daniel Alves (Barcelona) e Rafael (Manchester), o ultimo errou feio nas Olimpíadas, mas é jovem, atua em um grande time europeu, têm que ser trabalhado. De volante convocaria Sandro (Tottenham), Luiz Gustavo (Bayern Munique) e Ramirez (Chelsea)e Hernanes (Lazio). Para o meio de campo já que decidiu chamar de volta Kaká, facilitaria e muito a exclusão de jogadores que atuam no Brasil para a posição, ficando: Kaká (Real Madrid), Giuliano (Dnipro), Oscar (Chelsea), Bruno César (Benfica) e Douglas Costa (Shaktar). Bruno César e Douglas Costa são jovens, bons meias e com a carência de um camisa 10, pois Oscar caiu muito de rendimento na seleção valeria o teste, ou até mesmo para jogar com dois meias e dividir a responsabilidade de criar, fora o fato que não entendo como ele me chama Giuliano do Dnipro e não me chama um titular absoluto no meio de campo do melhor time Ucraniano dos últimos anos, se destacando até em competição europeia. Para finalizar o ataque, que ao meu ver é o mais complicado setor da seleção se deixarmos jogadores que atuam no Brasil de fora, mas tentaria levar Hulk (Zenit), Jonas (Valencia), Willian (Shaktar). Como levaria apenas dois goleiros, teria espaço para mais um atacante e tentaria testar Diego Costa que vem fazendo uma boa dupla com Falcão na maioria dos jogos do Atlético de Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário