domingo, 15 de janeiro de 2012

Pré Temporada - Campeonato Carioca 2012

    No próximo final de semana, dia 21/01/2012 estréia o Campeonato Carioca, tendo mais uma vez sem novidades os quatro grandes como candidatos ao título. A estréia será entre Flamengo e Bonsucesso, e o time rubro negro infelizmente não tem muitas novidades positivas para sua torcida no começo de campeonato. Até agora o Flamengo só fechou com dois reforços, o atacante Itamar que estava sem clube e o lateral do Americana Magal. O time tem os retornos de Camacho que jogou pelo Bahia e do encostado Kleberson que estava no rebaixado Atlético Paranaense e nem no time rebaixado se firmou. O time ainda tenta a permanência do meia e atacante Ronaldinho Gaucho, já que o mesmo ainda tem seus salários atrasados. Talvez a noticia que mais tenha chocado os torcedores tenha sido a saída do meia Thiago Nevez, que deve estar voltando ao rival das laranjeiras. O melhor jogador no time em 2011 ao que tudo indica fechou com o Fluminense. Enquanto isso, o Flamengo apenas segue no interesse a jogadores como Juan, Vagner Love e Zé Eduardo e começa o ano de 2012 muito abaixo do esperado, lembrando que logo tem inicio a pré-Libertadores e o risco de uma nova “Toliminação” não está descartada.
    Por outro lado um time que começa a todo vapor em 2012 é o Fluminense. O time apresentou vários reforços e manteve boa base do ano que conseguiu o terceiro lugar no Brasileiro. A única grande perda foi do lateral direito Mariano para o Bordeaux da França, apesar de tudo, o Fluminense repôs rapidamente com Bruno, ex Figueirense que fez um ótimo campeonato pelo time catarinense. Talvez não tenha reposto a altura, já que Mariano tem sido um dos melhores laterais direitos do Brasil nos últimos anos, mas Bruno tem bastante potencial. O time ainda trouxe o zagueiro Anderson do Atlético Goianiense e o meia Wagner que já atuou pelo Cruzeiro e estava no futebol turco. Fora o empréstimo de dois jogadores do São Paulo, Jean que é um ótimo volante e talvez tenha sido a melhor contratação do time das laranjeiras e Thiago Carleto, lateral que fez boas atuações pelo rebaixado América Mg e será uma sombra para Carlinhos. A que tudo indica, também trouxe o meia do rival Flamengo, Thiago Neves, mesmo depois de tudo que disse sobre os torcedores tricolores.
    O Botafogo se reforçou pouco, contratou Rojas, zagueiro do time campeão Sul Americano da Universidad do Chile e também o meia Andrezinho que atuava no Internacional de Porto Alegre. Porém perdeu um importante jogador, que foi o lateral Cortês para o São Paulo. O time da estrela solitária ainda tenta contratar o zagueiro Tulio Tanaka que atua no Japão. O Vasco não iniciou também a pré-temporada a todo vapor, e por enquanto apresentou poucos reforços. Rodolfo vindo do Grêmio provavelmente formará dupla de zaga com Dedé e Carlos Tenório, o “Demolidor” equatoriano devem ser titulares na equipe. Contudo perdeu Elton para o Corinthians, que de certa forma decepcionou uma parte da equipe.
    Podemos fazer uma pequena projeção para o Campeonato Carioca. De certo que Flamengo, Vasco e Fluminense apostaram suas fichas na Libertadores, isso deixa o Botafogo como favorito, mas o Fluminense se reforçou bem e se decidir também investir no campeonato pode ser o grande favorito ao título. Se o Flamengo não se mexer, pode entrar no Campeonato Carioca como coadjuvante, apostando apenas em Ronaldinho Gaucho (isso se a situação financeira for resolvida) e em sua tradição na competição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário