quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O outro lado da moeda


                Em dezembro do ano passado vimos no Japão uma verdadeira aula de futebol com o time do Barcelona aplicando uma goleada histórica no badalado time do Santos. Algumas pessoas levantaram a seguinte questão: “Como fazer um grande time no Brasil e inclusive investindo na base?”. O Barcelona faz isso, afinal muitos jogadores que ali estão, como Messi, Xavi, Iniesta e inclusive Cesc Fabregas foram crias das categorias de base catalã. Muitos sugeriram mudança na filosofia dos clubes na hora de criarem, e claro o alto investimento, mas do que adianta tudo isso se o jogador já sonha em jogar na Europa ainda no mirim?
                Outra coisa que muitos olham com “bons olhos” é o retorno de alguns jogadores brasileiros e principalmente a permanência de uns, no caso mais evidente, o do craque Neymar. Mas qual está sendo o preço disso tudo? Afinal a repatriação de Ronaldinho Gaucho não foi barata e em termos futebolístico o craque não rendeu o esperado no ano passado. Altos salários, altos valores pagos em contratações, o mercado brasileiro tenta competir com o europeu com um dinheiro que não lhe sobra.
                Voltando ao caso Neymar. É maravilhoso manter um craque em solo nacional, mas a que preço? Falar que é porque ele ama o Santos é ser um pouco inocente. Aqui no Brasil ele é um pop star e na Europa ele seria apenas mais um jogador, mais uma grande promessa como Gotze, Eden Hazard, Pastore. E indiferente disso tudo, pelo alto salário que receberá do Santos Futebol Clube, estimado em 3 milhões de reais.
É algo fora de série pro padrão brasileiro, e já pararam para pensar se todo grande craque que aparecer aqui começar a exigir valores tão altos? Sim, o Neymar é diferenciado, é o melhor jogador no futebol sul americano, mas já pensou se o Ganso com o nome que tem (porque futebol está devendo) começar a querer 2 milhões de salário? Lucas do São Paulo e Leandro Damião do Internacional pedir 1,5 milhões? Como sustentaremos esse futebol? E até porque ficou provado que para se investir assim é preciso cortar vários custos.
O alto salário de Neymar e provavelmente o alto investimento que o Santos fará em Ganso proporcionou algo deplorável atualmente. O Santos foi obrigado a cortar custos e acabou com o time masculino de futsal e o time de futebol feminino. Investir em outros esportes e modalidades para que no Brasil? Vale lembrar que a Vila Belmiro hoje está penhorada, fora as dividas encobertas que o clube deve ter e a mídia não divulga. Mas é garantido que Neymar ficará no Santos até 2014 e que provavelmente Ganso terá uma permanecia semelhante, é isso que dizem, mas será? E se o Barcelona ou Real Madrid investirem com um salário maior? O Santos vai cortar o time sub20 para conseguir mantê-lo? O Santos é uma realidade hoje desse outro lado da moeda que muitos tentam não notar, claro que isso poderá e até deve acontecer com outros clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário