quarta-feira, 7 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014: Uruguai x Costa Rica


População: 4 301 712.
Área: 51 100 km².
Moeda: Colon Costa-Riquenho.
Capital: San José.
Idiomas: Castelhano.

                A Costa Rica foi descoberta e, provavelmente, batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502. Havia na região cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. Encontrados os primeiros indícios de ouro, usado em ornamentos indígenas, os espanhóis planejaram um núcleo de colonização sob o comando de Bartolomé Colombo, irmão do descobridor. Expulsos logo a seguir pelos indígenas, só conquistaram a região em 1530. Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573.
Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. O país aboliu o exército no dia 1 de dezembro de 1948, fato perpetuado na Constituição Política de 1949.

FUTEBOL:

                A seleção costarriquenha também é conhecida como La Sele e é a terceira equipe mais bem sucedida da CONCACAF (atrás apenas de México e Estados Unidos) e a maior da América Central.
                Participou de três Copas do Mundo e logo em sua estreia, na Itália em 1990, alcançou as oitavas-de-finais, esta que foi a sua melhor classificação. Em 2002 caiu em um grupo complicado, que tinha o Brasil e Turquia, que seriam campeão e terceiro colocado respectivamente naquela edição. Venceu três vezes a Copa da CONCACAF (1963, 1969 e 1989), sendo também uma vez vice-campeã da Copa Ouro em 2002. Participou de quatro Copas Américas, chegando nas oitavas por duas vezes: 2001 e 2004.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Keylor Navas Gamboa é ídolo na Costa Rica e grande revelação do Levante na temporada. O goleiro de 27 anos começou no Deportivo Saprissa e teve também passagem pelo Albacete. Foi eleito o melhor jogador em atividade na Espanha no mês de março deste ano e sendo apontado como o goleiro que mais realiza defesas da La Liga, além de ser o menos vazado de toda a qualificação para a Copa do Mundo na CONCACAF.






População: 3 424 595.
Área: 176 215².
Moeda: Peso Uruguaio.
Capital: Montevidéu.
Idiomas: Espanhol.

É a casa de cerca de 3,5 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente europeia ou mestiça. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.
O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada. Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. Durante a crise financeira de 2008-2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração). O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU.

FUTEBOL:

                A Celeste Olímpica, como também é conhecida a seleção do Uruguai é uma das mais bem sucedidas seleções de futebol do mundo. Juntamente com a Argentina, foi a primeira seleção a disputar uma partida internacional fora das Ilhas Britânicas, em 16 de maio de 1901, em Montevidéu.
                Historicamente, o futebol serviu para estabelecer uma imagem mundial do Uruguai no começo do século XX, quando a equipe conquistou sua primeira Copa América em 1916. Devido a competição ser disputada de ano em ano, em 1929, a Celeste já era hexacampeã da competição.
                Em 1924 e em 1928 vieram as suas primeiras conquistas a nível mundial, quando trouxeram para casa as medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos. Por causa desde dois títulos, o Uruguai foi escolhido para sediar a primeira Copa do Mundo, em 1930 e se sagrou campeão. A final foi marcada por ser um grande clássico: Uruguai x Argentina.
                Alguns anos depois, após a Segunda Guerra Mundial, a FIFA escolheu o Brasil como sede da Copa e o grande pesadelo para os brasileiros e um novo sonho para os uruguaios aconteceu. A Celeste conquistara seu segundo título mundial em cima da Seleção Canarinha em pleno Maracanã lotado.
                Ao todo, a Seleção Uruguaia tem 15 títulos da Copa América, sendo a maior vencedora da competição e ainda tendo seis vice-campeonatos. Ainda possuí como dito anteriormente duas medalhas de ouro olímpicas e dois Mundiais, além de um Mundialito (torneio realizado pela FIFA em 1980/1981) e de uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos. São 21 títulos oficiais, se tornando (em quantidade) a maior vencedora de títulos do mundo.

PRINCIPAL JOGADOR:


                O Uruguai é uma seleção com alguns craques e outros bons jogadores, entre eles podemos destacar Luís Suárez. O atacante do Liverpool vem fazendo uma temporada excepcional, sendo um dos maiores artilheiros da Europa e o principal da Premier League com 31 gols em 32 jogos. Matador e polemico, tem tudo para ser um dos principais jogadores da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário