terça-feira, 13 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014 - Costa do Marfim x Japão


População: 127,4 milhões.
Área: 377 873 km².
Moeda: Iene.
Capital: Tóquio.
Idiomas: Japonês.

                O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital de fato de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.
Pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I d.C. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.

FUTEBOL:

                O primeiro resultado expressivo da seleção japonesa foi a medalha de bronze nas Olimpíadas de 1968. Entretanto, o país não contava com uma liga profissional e o esporte mais popular era o beisebol.
                Esse panorama começou a mudar com a criação da J-League em meados dos anos 90 e a profissionalização do esporte. Os primeiros sinais de melhora vieram com a conquista da Copa da Ásia de 1992 no próprio território. Desde então foram quatro títulos da competição (além de 1992 em 2000, 2004 e 2011), sendo hoje o maior vencedor da competição.
                Essa será a quinta participação da equipe Japonesa. A sua primeira foi em 1998 na França e desde então participaram de todas as outras. Sua melhor qualificação foi atingir as oitavas-de-finais em 2002 e 2010, entretanto, a última campanha se sobressaiu um pouco devido a perder apenas nas penalidades para o Paraguai.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Keisuke Honda é o principal jogador da seleção japonesa. O meia canhoto hoje atua pelo Milan e é o “faz” tudo na equipe, criando, batendo faltas e escanteios. Apareceu para o mundo na Copa do Mundo de 2010, quando já era peça fundamental da equipe. Foi o jogador que mais recebeu faltas na primeira fase da competição (17) e o segundo em toda a competição (23), atrás apenas de Iniesta.






População: 20,1 milhões.
Área: 322 463 km².
Moeda: Franco CFA.
Capital: Yamoussoukro.
Idiomas: Francês.

                O governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja designado apenas pelo nome francês Côte d'Ivoire e vários países e organizações internacionais acataram. No entanto, em português o país é comumente designado pelo seu nome traduzido Costa do Marfim, o mesmo ocorrendo em outras línguas, como Ivory Coast em inglês e Elfenbeinküste em alemão.
                As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia. Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa. A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente à Burkina Faso.

FUTEBOL:

                Apesar de a seleção Marfinense ser hoje uma das principais forças africanas e ter diversos jogadores qualificados e que atuem em muitos clubes europeus, ao longo da história isso nem sempre foi assim. O único título que a seleção possuí é o da Copa das Nações Africanas, ganho em 1992, de resto, apenas campanhas honrosas e de destaque, como os vice-campeonatos da própria Copa das Nações em 2006 e 2012, um quarto lugar na Copa das Confederações e um terceiro lugar no Mundial sub-17.
                Está será apenas a terceira participação da seleção em Copas do Mundo, participando anteriormente em 2006 e 2010. Nessas duas participações, não foram felizes no sorteio dos grupos e em ambos tiveram sonhos quase que impossíveis de avançarem. Em 2006 tinham como adversários Argentina e Holanda e em 2010 Brasil e Portugal. Desta vez, a história parece ter mudado um pouco e se tornado mais fácil, tendo em vista que a Colômbia deva ser seu adversário mais duro nessa primeira fase.

PRINCIPAL JOGADOR:


                O principal jogador hoje da Costa do Marfim é também o principal volante do mundo. Yaya Touré acabara de ser campeão inglês pelo Manchester City e certamente foi o principal jogador da equipe. Sabe marcar, mas foi saindo para o jogo e ajudando no ataque que surgiu o “gênio”. Nesta temporada fez 20 gols no Campeonato Inglês, sendo o terceiro maior marcador, atrás apenas de Suarez e Sturridge, marca para qualquer atacante invejar. Na seleção, é bem provável que o setor de criação esteja em seus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário