segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Os piores e os melhores de 2013

O ano de 2013 teve um mercado do futebol movimentado, principalmente aqui no Brasil. Com jogadores saindo e outros entrando, polemicas, grandes contratações e algumas modestas, porém que deram certo. Houve expectativas frustradas e outras alcançadas. Alguns desacreditados brilharam e outros que tinham tudo para dar certo não deram. Ao final do ano podemos fazer o balanço dos clubes que acertaram em contratações e os que erraram, e dessas destacar as melhores e piores.

Os piores contratados:

Alexandre Pato (Corinthians): Não há como não colocar este jogador na lista das piores contratações do ano. Seu valor foi absurdo, cerca de R$ 40 milhões e apesar de já prever uma furada, muitos acreditavam que no nível fraco do futebol brasileiro ele voltaria a brilhar (se é que já brilhou realmente algum dia). Foram apenas 17 gols na temporada, menos do que se esperava pelo valor pago, mas o que manchou sua passagem até então foram às displicências em momentos decisivos. Além de perder um gol sem goleiro contra o Boca Juniors, na partida da eliminação na Libertadores, bateu um pênalti displicente contra o Grêmio na Copa do Brasil e o seu time foi eliminado mais uma vez.

Lúcio (São Paulo): Zagueiro muito respeitado no mundo todo, Penta Campeão Mundial pela seleção Brasileira, chegou ao São Paulo para ser o xerife e impor respeito dentro de campo tanto nos companheiros como nos adversários, porém não foi isso que aconteceu. Dentro de campo estava mal, sem tempo de bola e cometendo muitos erros, fora dele estava pior, afinal as noticias que rondavam era que não tinha bom relacionamento com todos e ainda deixou mais evidente sua insatisfação e falta de companheirismo quando foi substituído no jogo válido pela Libertadores contra o Arsenal de Sarandi e não ficou no banco indo para o ônibus da equipe (confesso que foi a primeira vez que vi um jogador deixar o estádio por ser substituído). A expulsão contra o Atlético Mineira na partida das oitavas de finais da Libertadores quando o time estava melhor e o resultado final do jogo queimaram ainda mais o jogador que foi afastado pelo técnico Paulo Autuori em sua chegada.

Cris (Grêmio/Vasco): Outro veterano zagueiro que deu o que falar na temporada com seu futebol abaixo do esperado e para piorar a situação, por falta de uma equipe errar, duas erraram. O jogador foi contratado do Galatasaray, no qual não jogou muito e ficou menos de meia temporada. No Grêmio cansou de fazer bobagens e complicou demais a vida do clube na Libertadores. Acabou sendo negociado com o Vasco para a disputa do Brasileiro, porém não melhorou muito, falhando bastante e contribuindo muitas vezes para a defesa do Vasco ser uma das piores da competição. Em 2013 não foi de se estranhar a comparação com o seriado norte-americano: Todo mundo odeia o Cris.

Os melhores contratados:

Cícero (Santos): O meia que estava sem muito espaço no São Paulo e que pertence ao Tombense foi contratado por empréstimo e quase sem custos ao Santos e sendo o melhor jogador da equipe neste ano, mostrando que seu custo beneficio foi um dos melhores em todo território nacional. Contratado para formar o meio de campo com Montillo e auxiliando-o em criações de jogadas, Cícero foi, além disso, um grande artilheiro na temporada, marcando 22 gols. Sua boa presença de área e seu chute forte de longas distâncias foram os principais fatores que o fizeram alcançar essa marca.

Everton Ribeiro (Cruzeiro): Obviamente o craque do Brasileirão de 2013 não poderia ficar de fora da lista de melhores contratações do ano, afinal foi o principal jogador que conduziu o Cruzeiro ao seu terceiro título do Brasileiro. Foi contratado vindo do Coritiba após fazer um bom ano de 2012 e aos poucos foi conquistando seu espaço, mesmo sendo questionado no começo. Só nesta edição do Campeonato Brasileiro o jogador anotou sete gols e incríveis onze assistências, além de diversas jogadas e dribles que chamaram a atenção de muitos.


Alex Telles (Grêmio): Alex veio do Juventude em uma parceria que também trouxe outros jogadores. O garoto começou o ano como reserva de André Santos que acabou decepcionando a equipe e não ficando mais que os 6 meses que seu empréstimo previa. O Imortal decidiu então apostar no garoto que reconhecidamente estava melhor que o badalado lateral que pertence ao Arsenal. Sem nome, mas com muito futebol foi ao longo do Campeonato Brasileiro peça chave na campanha do Tricolor Gaúcho e inclusive se tornando o melhor lateral esquerdo do campeonato (e ainda acho que é o melhor em atividade e com mais potencial em nosso futebol).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário