quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Técnicos

             
Neste ano teremos uma edição especial do Mercado da Bola 2014 e falaremos sobre alguns técnicos que estão no mercado e podem ser alvos de clubes que necessitam, como o Botafogo que irá disputar a Libertadores ano que vem (mesmo que a pré) e ficou sem técnico já que Oswaldo de Oliveira assinou com o Santos. Outros que terão que procurar novos técnicos são Criciúma e Bahia, além de provavelmente Fluminense e Internacional. Vamos às dicas:

Abel Braga (sem clube): Provavelmente a melhor indicação para o cargo e destinado a clubes que tem condições de investir, Abel Braga é um vencedor. Tem no currículo diversos estaduais como Campeonato Paranaense tanto pelo Coritiba quanto pelo Atlético Paranaense, Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz e Campeonato Carioca pelo Fluminense, mas os títulos mais importantes de sua carreira são a Libertadores e o Mundial conquistado pelo Internacional. Ano passado foi Campeão Brasileiro pelo Fluminense, mas devido a fraca campanha deste ano acabou sendo demitido. Técnico caro, mas que tem tudo para ganhar o respeito dos jogadores e dar certo. Dizem que foi contratado pelo Inter, porém ainda não há nada oficial.

Vanderlei Luxemburgo (sem clube): É a aposta de risco das indicações. Um técnico que tem um currículo invejável só que precisa se renovar, tanto taticamente quanto moralmente. A verdade é que nos últimos anos ele tem gastado de mais e rendido pouco e isso deixa em cheque sua contratação. Pode ser uma boa? Até pode! Contanto que ele entenda que precisa se reciclar e começar do zero, cobrar menos e produzir mais. Em relação aos jogadores é uma incógnita, pois pode ganhar o respeito de alguns por seu currículo e perder respeito de outros pela situação desmoralizante que vive. É arriscado, mas não poderia ficar de fora das indicações.

Enderson Moreira (Goiás): Um treinador jovem, que tem aproximadamente apenas cinco anos de carreira no futebol profissional e pode ser uma aposta para alguns clubes que não tem tantas condições de gastar. Ele assumiu interinamente o Ipatinga na Série A de 2008 e o Fluminense em 2011 antes da chegada de Abel Braga. Foi contratado pelo Goiás em 2011 conquistando até o momento os títulos estaduais de 2012 e 2013 e a Série B do ano passado, em uma ótima campanha do Esmeraldinos. Este ano teve bastante influência na ótima campanha do Goiás que ficou em sexto na tabela e brigando até a ultima rodada pela vaga na Libertadores e sendo semifinalista da Copa do Brasil.

Ricardo Gareca (Velez Sarsfield): Indo um buscar no mercado sul americano os clubes tem a opção o vencedor técnico do Velez, Ricardo Gareca. Está no clube desde 2009 e alguns já pensam que o seu ciclo esteja chegando ao fim, isso porque neste tempo o Velez sempre chegou como favoritos as competições internacionais (incluindo Libertadores e Sul-Americana) e ele sempre fracassou. Por outro lado, nestes quatro anos de clube conquistou quatro títulos nacionais e tem a chance de conquistar o quinto neste próximo domingo, caso vença em casa o San Lorenzo e o Lanús não vença o Newell’s Old Boys fora de casa.

Paulo Autuori (sem clube): Recomendo este treinador para começar a temporada e organizar o time desde o começo, principalmente pela sua atual simpatia por pegar desafios. Venceu já duas Libertadores da América, uma com o Cruzeiro em 2007 e outra com o São Paulo em 2005, além do Campeonato Brasileiro de 1995 pelo Botafogo e Mundial de Clubes em 2005 com o São Paulo. Este ano não esteve bem, não conseguindo dar consistência para um frágil Vasco (que ninguém conseguiu salvar da degola) e não conseguindo recuperar um abalado São Paulo que até a sua saída era dado como certo o rebaixamento. Ainda assim não vejo hoje como um técnico que cobra uma fortuna e que tem boa visão de futebol. Pode agradar e pode dar certo.


Nelsinho Baptista (Kashiwa Reysol): Treinador experiente com passagem e em diversos clubes e com clubes importantes, como o Campeonato Brasileiro de 1990 pelo Corinthians e a Copa do Brasil pelo Sport em 2008. Está desde 2009 no Japão, treinando o Kashiwa Reysol e recentemente conquistando muitos títulos no clube 9J-League, Copa do Imperador, Copa da Liga e Supercopa, todos os títulos nacionais existentes hoje no país. Pode ser uma boa alternativa para clubes que pretendem renovar neste novo ano. 

Um comentário: