quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Expandindo fronteiras!


              O São Paulo Futebol Clube está lançando um projeto para seu futebol em parceria com o clube chinês Shandong Luneng e abrindo fronteiras para os clubes brasileiros em terem ideias e investimentos parecidos. Diferentemente do divulgado por alguns meios da mídia, a ideia não tem nada em comum com o que o Corinthians fez contratando o atacante Zizao. Primeiramente não envolve a contratação de nenhum jogador e o marketing não teve participação na iniciativa, ao contrário do rival, que o objetivo era a “propaganda” da equipe.
                Neste caso, a parceria será restrita as categorias de base e poderá envolver intercâmbio de jogadores e troca de experiências em outras áreas, como preparação física e fisioterapia. Obviamente alguns jogadores do clube chinês poderão realizar testes e passar por período de experiência no Brasil e vice-versa.
                Acredito que essa ideia abre uma nova visão para os clubes brasileiros em fechar parcerias com clubes estrangeiros e não só com o intuito de marketing e divulgar a marca, mas também com enriquecimento do aprendizado em determinadas área. Entretanto, acho que o país escolhido inicialmente não trará tanto retorno para a base inicialmente, talvez mais em técnicas medicinais e preparação física. Apesar do atual crescimento do futebol na China, acredito que uma parceria com um clube japonês seria mais interessante no quesito intercâmbio.
                Não precisaríamos ir tão longe para conseguirmos tais proveitos das parcerias. Acho que as redes de formação dos clubes brasileiros poderiam ser mais expansíveis mesmo aqui na América do Sul. Apenas mantendo o exemplo do São Paulo, parcerias com clubes menores argentinos e uruguaios podem ocasionar em uma grande troca de jogadores de base e com mais qualidades que os chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário