sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Raio X - Fagner x Marcos Rocha



       
                

               O Raio-X de setembro vai falar de uma posição bastante carente no futebol brasileiro e inclusive temos visto bastante dificuldade na escolha de um titular até para a nossa seleção. A posição da vez é lateral-direito e os escolhidos serão os dois últimos melhores laterais direitos do Campeonato Brasileiro segundo a escolha da seleção da CBF: Marcos Rocha do Atlético Mineiro e Fagner do Vasco.

                Fagner Conserva Lemos nasceu no dia 11 de Junho de 1989 na cidade de São Paulo. Começou nas categorias de base do Corinthians e teve sua estreia nos profissionais com apenas 17 anos, isso em 2006. Não rendendo o esperado foi emprestado ao Confiança-SE onde também não agradou e foi vendido ao PSV da Holanda. Mesmo vencendo a principal competição do país, mais uma vez não teve o rendimento esperado e chegou ao Vasco para a disputa do Carioca e da Série B. Fagner tinha tudo para dar errado, mas finalmente começou a deslanchar em sua carreira.
Após diversos fracassos, viu no Vasco o seu melhor momento, ficando no clube entre 2009 e 2012, sendo muito importante em 2010 mesmo com a campanha irregular de seu time e sendo ainda mais essencial em 2011 na conquista da Copa do Brasil e no vice do Brasileiro daquele mesmo ano. Suas atuações lhe renderam como o prêmio de Melhor Lateral Direito do campeonato. Vendido ao Wolfsburg, Fagner foi se aperfeiçoando e nos primeiros meses já era considerado um dos melhores laterais direito da Alemanha, porém, seu nível foi caindo junto com o de seu clube e o garoto perdeu espaço, retornando ao Vasco, só que desta vez por empréstimo até o fim do ano.
Marcos Luís Rocha Aquino nasceu no dia 11 de dezembro de 1988, na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. Atualmente no Atlético Mineiro, Marcos Rocha é “prata da casa”, ou seja, está no clube desde as categorias de base. Foi promovido em 2008 pelo técnico Geninho, mas logo acabou sendo emprestado para o Uberlãndia e CRB de Alagoas no mesmo ano para adquirir mais experiência. Na temporada de 2010 teve uma passagem pela Ponte Preta até o fim do Campeonato Paulista, fazendo 9 partidas e foi repassado ao América Mineiro por empréstimo onde definitivamente começou a mostrar seu valor no futebol.
Na Série B, ajudou o clube no retorno a elite e foi um dos melhores jogadores da posição na competição. Em 2011 foi novamente emprestado ao Coelho, foi mais uma vez importante no time (apesar do rebaixamento) e mostrou que poderia assumir a posição de seu clube de origem assim que retornasse. Em 2012 foi titular em grande parte do Campeonato Mineiro, no qual o clube se sagrou campeão. No Brasileirão se firmou de vez na posição e contribuiu muito na ótima campanha do Atlético, não é atoa que foi eleito o Melhor Lateral Direito do Brasileiro de 2012.
E como estão este ano? Marcos Rocha é uma boa saída de escape para o time mineiro, sendo muito bom no apoio, só que péssimo na marcação (como a maioria dos laterais brasileiros). Na campanha do Galo na Libertadores foi muito importante, porém, neste Brasileiro teve uma grande queda de rendimento. Fagner por sua vez chegou ao Vasco para a disputa do Campeonato Brasileiro, quando o mesmo já havia começado. De ambos este ano era esperado mais, principalmente na parte ofensiva e não é isso o que estamos vendo, ambos estão aparecendo, mas ainda assim se esperava mais. Fagner tem uma vantagem sendo mais efetivo em finalizações e assistências do que Marcos Rocha. Defensivamente Fagner também está melhor que seu rival. Talvez o que tem limitado Fagner seja sua equipe, afinal o Vasco está muito abaixo do que ele havia jogado antes de sua saída pra Alemanha. Devido a experiência e rodagem e o que já demonstrou e por hoje também estar melhor, o Raio-X entende que Fagner tem uma ligeira vantagem sobre Marcos Rocha, porém não colocaria nenhum dos dois como candidato a ocupar a seleção do Campeonato na lateral direita deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário