terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Raio-X: Jefferson x Diego Cavalieri




                O Raio-X de fevereiro vem confronta jogadores de uma posição que é muito importante no futebol. Apesar de serem poucos valorizados, pois sua técnica e habilidade se diferem dos outros setores, eles precisam ser bons, afinal um time campeão começa com um bom camisa 1. Os goleiros não podem falhar, pois depois deles quase sempre não há mais ninguém para impedir os gols. Dias de heróis, dias de vilões, esse é o risco da profissão. Os dois goleiros são de times cariocas e tem uma boa experiência na posição: Diego Cavalieri e Jefferson.
                Diego Cavalieri tem 30 anos, nascido em 1 de dezembro de 1982 em São Paulo e atua pelo Fluminense atualmente. Revelado pelo Palmeiras, Diego aprendeu com um dos melhores, Marcos. Disputou o Mundial sub17 em 1999 onde saiu campeão. Jogou algumas partidas substituindo o próprio Marcos e teve um grande destaque despertando interesse de clubes europeus. Certamente Diego Cavalieri era cotado com uma das melhores revelações do futebol brasileiro para a posição. Em julho de 2008 foi comprado pelo Liverpool por cerca de 10 milhões de reais, essa talvez tenha sido uma opção errada. Em um ano e meio na Europa, Cavalieri não chegou a disputar nem se quer 10 partidas.
Além de amargar reserva no Liverpool, foi para o Cesena em agosto de 2010 (recém promovido para a Série A) onde também não conseguiu ir além de reserva e já no fim do mesmo ano rescindiu contrato. Voltou ao Brasil pra jogador no Fluminense, porém também demorou para ganhar a confiança da torcida e do técnico, conquistando a titularidade definitiva apenas ano passado. No ano passado foi destaque no Brasileiro, sendo pra mim o melhor jogador de todo campeonato e o que em muitas vezes garantiu a vitória para o tricolor. Na seleção foi convocado uma única vez, para o jogo adiado do Super Clássico das Américas, no qual o Brasil perdeu no jogo normal, mas venceu nos pênaltis.
                Jefferson de Oliveira Galvão, nasceu em São Vicente em 2 de janeiro de 1983 e tem hoje 30 anos. Atua pelo Botafogo, clube carioca. Jefferson teve um começo de carreira conturbado, começando nas categorias de base do Cruzeiro, foi bastante questionado por algumas atuações fracas e uma em especial na derrota por 4 a 3 para o Paysandu na final da Copa dos Campeões de 2002. Emprestado ao Botafogo começou a ganhar destaque e foi até convocado para a seleção sub20 do Brasil no Mundial de 2003. Foi vendido para o Trabzonspor da Turquia, no qual ficou por três temporadas e se transferiu para o também turco Konyaspor.
                O goleiro retornou ao Botafogo em 2009 e estreou próximo da data do fim do Campeonato Brasileiro. Neste curto período de tempo, Jefferson se destacou bastante fazendo diversas defesas que influenciaram diretamente nos resultados. Em 2010 o goleiro começou o ano como titular e foi o principal responsável pela conquista do Campeonato Carioca daquele ano, fazendo defesas milagrosas nas finais dos dois turnos (uma inclusive de um pênalti batido por Adriano). Essas ótimas atuações fizeram com que Jefferson fosse convocado para a seleção. Pela seleção Jefferson teve destaque no Superclássico das Américas, onde garantiu o zero no placar em ambas as partidas. Também foi convocado para a Copa América de 2011, porém não atuou.
                São dois goleiros da mesma idade e em termos de carreira acredito que Jefferson aproveitou melhor suas oportunidades. Tecnicamente são ótimos goleiros e merecem destaque nacional pelo seu trabalho. Atualmente as coisas mudam um pouco, afinal, desde o ano passado o momento de Diego Cavalieri é “mágico”. O goleiro foi destaque do Campeão Brasileiro ano passado e fechou o gol em diversas ocasiões, enquanto Jefferson por muitas vezes deixou a desejar (muito por culpa do momento do Botafogo e sua defesa a meu ver fraca). Este ano apesar de estarmos no começo, vejo uma melhora em Jefferson e igualando as coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário