quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Torcidas Organizadas?



   Um assunto que sempre gera muita polemica, mas que cada vez se torna mais importante revermos e pensarmos o quanto essenciais para o futebol elas são. As Torcidas Organizadas são tão importantes para o espetáculo? Recentemente a Mancha Verde foi banida dos estádios pela Federação Paulista de Futebol, medida muito enérgica, mas que provavelmente não durará por muito tempo. O caso se deu devido a confusões com a Policia Militar que a TO se envolveu na partida contra o rival Corinthians. Pelo que foi dito pela torcida, a Policia começou o incidente, houve tiros e hospitalizados em estado grave. Nesse mesmo confronto houve uma perseguição de 200 torcedores Palmeirenses a um Corintiano, que acabou em morte.
    Todos sabemos que a grande violência nos estádios é devido a essas torcidas que escondem diversos bandidos, tornando a cada clássico um verdadeiro campo de guerra que no mínimo, está prestes a “explodir”. Por mais caros que os ingressos estejam, o que mais afasta as pessoas e famílias de bem, principalmente em clássicos, é exatamente sair de casa para acompanhar seu time do coração e não saber se voltará. Apesar da Mancha ter sido a única a ser punida, ela não é a única vilã, todas as Torcidas Organizadas sem exceções denigrem a imagem do torcedor.
    É complicado colocarmos em números, mas grande parte dos membros de Tos são sim bandidos e vândalos que se aproveitam da paixão para causar atos extremos. Outra boa parte são torcedores “modas”, que aderem a torcida apenas para falar que são. Poucos são do bem, mas acabam se tornando covardes e omissos, em continuarem se juntando a bandidos e não terem coragem de sair. Falo por experiência própria e quem já foi ao estádio de bonde alguma vez na vida pode confirmar, mas muitos preferem a briga a assistir o jogo. Muitos nem se quer ingressos têm e seguem apenas para “causar”. Quantos torcedores não se escondem e falam para quem quiser ouvir que “quem está na TO sabe dos riscos e está dispostos a corrê-los e fazê-los”. O pior de tudo é que não brigam apenas com adversários, quem não conhece as brigas que sempre a Jovem Fla tem com as outras Tos do Flamengo. Recentemente no jogo contra o São Paulo no Morumbi, a Torcida dos Fanáticos entraram em confronto com a Ultra, e ambas “apóiam” o Atlético Paranaense.
    Dentro do estádio por muitas vezes as Tos são maravilhosas. São elas que fazem os gritos de torcida, levam tambores e baterias, e que puxam a arquibancada para apoiar o time, mas será que sem elas nada disso aconteceria? Será que realmente isso é verdade? Hoje vemos diversos jogos com média de publico pífia, e onde está a festa das Torcidas Organizadas nesses jogos? Será que é certo creditar a elas a festa feita em um estádio lotado com 40 mil, 60 mil torcedores gritando o nome do time? Pessoalmente prefiro ver o estádio com um publico maior em mais jogos gritando um simples apelido do clube ou apenas o nome do clube, do que um estádio vazio cantando músicas que por muitas vezes incitam a violência.
  
    Antes delas será que não existia festa? Ao menos antes delas os estádios eram lotados e quer coisa mais bela que isso? O fato é que dificilmente hoje elas acabarão afinal é um movimento que existe no Brasil desde 1939, quando surgiu a primeira torcida organizada, a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), mas então qual será a solução? O que foi necessário para um pais como a Inglaterra por exemplo controlar a violência no esporte, sendo que eles possuíam os Hooligans, a torcida mais violenta e famosa do mundo.
    Podemos justificar que fora de campo as Torcidas Organizadas fazem campanhas e procuram ajudar, como por exemplo, campanhas de doação de sangue, mas será que eles conseguem juntar tanto sangue quanto tiram nessas brigas? Será que eles salvam mais vidas do que tiram? Outras instituições também fazem atos de caridade e de ajuda pública e nem por isso destroem patrimônios e causam guerras civis nas ruas. O Grêmio por exemplo tem a famosa “Geral”, que não é uma Torcida Organizada e faz muita festa nos estádios ficando até mesmo mais famosas que as próprias TOs.
    Uma coisa é certa, da maneira que está não da pra continuar. Cada vez teremos mais estádios vazios, mais atos de violência e por conseqüência mais vidas sendo jogado fora. Claro que se no Brasil existissem mais seriedade por parte dos órgãos competentes em punir os responsáveis pela desordem e assim ajudar a fazer uma limpa nas “laranjas podres” das Torcidas Organizadas, muita coisa poderia mudar. Falta também os clubes tomarem a iniciativa para ajudar o torcedor de bem e promover o belo espetáculo e não deixar apenas nas mãos das TOs. Organizar excursões para jogos fora seria um bom exemplo. As autoridades devem tomar atitudes e aos torcedores cabem se respeitar, afinal temos amigos de outros clubes e convivemos com eles no dia a dia, existem pessoas que possuem irmãos ou pais que torcem por times rivais e se respeitam, porque isso não é possível em todos os momentos? Imagina só você cruzar com um grande amigo seu na famosa “pista”? Falta consciência a todos, sem exceção.

Um comentário:

  1. isso é palhaçada, brigões tem que ir para cadeia e lá que o lugar deles, no estádio foi feito para torce e familiar, hoje nem pode levar à família por causa desses vândalos, fico muito triste quando vejo cenas de brigas

    ResponderExcluir