quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Acorda Mano!

                Está virando algo repetitivo, clichê, mas isso enfatiza mais ainda o que estamos vendo em nossa Seleção Nacional. O Brasil não consegue jogar, não consegue mais ser Brasil. Mano Menezes veio com a missão de fazer um futebol arte e anda se esquecendo de tática e do mais importante, bonito ou feio, o time precisa ganhar e convencer, e isso não acontece a muito tempo. Sinceramente eu não vejo futuro para ele na seleção, e com esse futebol apresentado até o momento, o hexa só virá em solo nacional se a CBF comprar. Duro, mas verídico.
                Com o histórico da nossa seleção, não sei se culpo Mano Menezes pelas suas convocações, afinal não é de hoje que vemos coisas de empresários ou de puro marketing no meio. Pelo momento do futebol apresentado, não há explicação para se convocar Ronaldinho Gaúcho e Ganso por exemplo. Ganso é uma grande promessa? Correto, mas no Brasil também temos outras promessas que também merecem chances, ainda mais com o atual momento que vêm demonstrando dentro de campo, Oscar é um deles. Uma mudança pelo menos aconteceu, o jovem “gênio” foi para o banco. Ronaldinho Gaúcho faz maus jogos pelo Flamengo e mesmo assim é tido como o grande craque na seleção, chega a ser cômico.
                Outro problema temos na zaga, sinceramente até agora não entendo o proposito de se convocar Luisão, veterano que certamente não estará nas Olimpíadas e muito menos na Copa de 2014, já que o projeto é esse. Outro problema que temos chama-se David Luiz. Zagueiro jovem e bom, mas que vive uma má fase, apesar disso tudo acredito que ele ainda deve ser opção para uma convocação, mas não para iniciar o jogo como titular, ainda mais depois da falha no gol da Bósnia ontem (contou com uma falha do “melhor” goleiro do mundo, Julio César). Dedé vive um bom momento no Vasco e apesar do abismo entre os atacantes que Dedé enfrenta e David Luiz enfrenta na Premier League, o central cruz maltino merece uma oportunidade.
                Mas um novo problema é mostrado pela nossa seleção, um problema que depende muito do técnico. Não é só na sua convocatória que Mano peca, chamando alguns jogadores que não mereciam, mas na distribuição tática e no plano de jogo. Não vejo jogadas ensaiadas na seleção, não o vejo tendo uma tática em mente, parece até que ele simplesmente pega 11 jogadores e os espalha pelo campo. A Bósnia é um adversário fraco, tendo apenas dois jogadores que você possa dizer que realmente são de qualidade: Dzeko e Pjanic, e outro jogador que se pode julgar bom, o veterano zagueiro do Sevillia, Spahic. Acorda Mano! 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Torcidas Organizadas?



   Um assunto que sempre gera muita polemica, mas que cada vez se torna mais importante revermos e pensarmos o quanto essenciais para o futebol elas são. As Torcidas Organizadas são tão importantes para o espetáculo? Recentemente a Mancha Verde foi banida dos estádios pela Federação Paulista de Futebol, medida muito enérgica, mas que provavelmente não durará por muito tempo. O caso se deu devido a confusões com a Policia Militar que a TO se envolveu na partida contra o rival Corinthians. Pelo que foi dito pela torcida, a Policia começou o incidente, houve tiros e hospitalizados em estado grave. Nesse mesmo confronto houve uma perseguição de 200 torcedores Palmeirenses a um Corintiano, que acabou em morte.
    Todos sabemos que a grande violência nos estádios é devido a essas torcidas que escondem diversos bandidos, tornando a cada clássico um verdadeiro campo de guerra que no mínimo, está prestes a “explodir”. Por mais caros que os ingressos estejam, o que mais afasta as pessoas e famílias de bem, principalmente em clássicos, é exatamente sair de casa para acompanhar seu time do coração e não saber se voltará. Apesar da Mancha ter sido a única a ser punida, ela não é a única vilã, todas as Torcidas Organizadas sem exceções denigrem a imagem do torcedor.
    É complicado colocarmos em números, mas grande parte dos membros de Tos são sim bandidos e vândalos que se aproveitam da paixão para causar atos extremos. Outra boa parte são torcedores “modas”, que aderem a torcida apenas para falar que são. Poucos são do bem, mas acabam se tornando covardes e omissos, em continuarem se juntando a bandidos e não terem coragem de sair. Falo por experiência própria e quem já foi ao estádio de bonde alguma vez na vida pode confirmar, mas muitos preferem a briga a assistir o jogo. Muitos nem se quer ingressos têm e seguem apenas para “causar”. Quantos torcedores não se escondem e falam para quem quiser ouvir que “quem está na TO sabe dos riscos e está dispostos a corrê-los e fazê-los”. O pior de tudo é que não brigam apenas com adversários, quem não conhece as brigas que sempre a Jovem Fla tem com as outras Tos do Flamengo. Recentemente no jogo contra o São Paulo no Morumbi, a Torcida dos Fanáticos entraram em confronto com a Ultra, e ambas “apóiam” o Atlético Paranaense.
    Dentro do estádio por muitas vezes as Tos são maravilhosas. São elas que fazem os gritos de torcida, levam tambores e baterias, e que puxam a arquibancada para apoiar o time, mas será que sem elas nada disso aconteceria? Será que realmente isso é verdade? Hoje vemos diversos jogos com média de publico pífia, e onde está a festa das Torcidas Organizadas nesses jogos? Será que é certo creditar a elas a festa feita em um estádio lotado com 40 mil, 60 mil torcedores gritando o nome do time? Pessoalmente prefiro ver o estádio com um publico maior em mais jogos gritando um simples apelido do clube ou apenas o nome do clube, do que um estádio vazio cantando músicas que por muitas vezes incitam a violência.
  
    Antes delas será que não existia festa? Ao menos antes delas os estádios eram lotados e quer coisa mais bela que isso? O fato é que dificilmente hoje elas acabarão afinal é um movimento que existe no Brasil desde 1939, quando surgiu a primeira torcida organizada, a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), mas então qual será a solução? O que foi necessário para um pais como a Inglaterra por exemplo controlar a violência no esporte, sendo que eles possuíam os Hooligans, a torcida mais violenta e famosa do mundo.
    Podemos justificar que fora de campo as Torcidas Organizadas fazem campanhas e procuram ajudar, como por exemplo, campanhas de doação de sangue, mas será que eles conseguem juntar tanto sangue quanto tiram nessas brigas? Será que eles salvam mais vidas do que tiram? Outras instituições também fazem atos de caridade e de ajuda pública e nem por isso destroem patrimônios e causam guerras civis nas ruas. O Grêmio por exemplo tem a famosa “Geral”, que não é uma Torcida Organizada e faz muita festa nos estádios ficando até mesmo mais famosas que as próprias TOs.
    Uma coisa é certa, da maneira que está não da pra continuar. Cada vez teremos mais estádios vazios, mais atos de violência e por conseqüência mais vidas sendo jogado fora. Claro que se no Brasil existissem mais seriedade por parte dos órgãos competentes em punir os responsáveis pela desordem e assim ajudar a fazer uma limpa nas “laranjas podres” das Torcidas Organizadas, muita coisa poderia mudar. Falta também os clubes tomarem a iniciativa para ajudar o torcedor de bem e promover o belo espetáculo e não deixar apenas nas mãos das TOs. Organizar excursões para jogos fora seria um bom exemplo. As autoridades devem tomar atitudes e aos torcedores cabem se respeitar, afinal temos amigos de outros clubes e convivemos com eles no dia a dia, existem pessoas que possuem irmãos ou pais que torcem por times rivais e se respeitam, porque isso não é possível em todos os momentos? Imagina só você cruzar com um grande amigo seu na famosa “pista”? Falta consciência a todos, sem exceção.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Virou moda!

    O caso entre Oscar e São Paulo ainda não teve um desfecho final, e pelo visto ainda demorará para que aconteça, a não ser que Oscar ceda e pague sua multa de R$9 milhões. O jogador entrou com ação na Justiça Trabalhista para rescindir seu contrato com o clube, alegando algumas irregularidades, como o pagamento de seu Fundo de Garantia e de seu atraso no aumento salarial. O jogador havia conseguido a rescisão, mas em recurso feito pelo São Paulo acabou perdendo por unanimidade e seu antigo contrato voltará a entrar em vigor a partir de hoje, quando a sentença será publicada no diário oficial.
    Um fato parecido com esse é o que está deixando o time cruz-maltino e sua torcida decepcionados. O jovem meia de 21 anos Bernardo está tentando rescindir seu contrato com o clube por motivos parecidos do que Oscar. Falta de pagamento de Fundo de Garantia e principalmente das luvas, firmadas no novo contrato com o clube. O que torna o caso mais complicado é que o jovem é um recém investimento do clube, no qual pagou cerca de R$3,5 milhões ao Cruzeiro por 50% dos direitos do jogador no final do ano passado, e o próprio jogador se sentia em casa e após a conquista da Copa do Brasil pediu para os dirigentes que o mantivessem no clube.
    O Vasco admite que esteja devendo o jogador, mas não concorda com a atitude em ir a justiça, que torna um caso ainda mais complicado. Essa é a parte que difere do caso de Oscar, assim ficando difícil para o Vasco mantê-lo no clube caso ele realmente insista nessa ação. Fala-se de um jovem garoto de 21 anos com contas recentes a pagar, com problemas familiares que simplesmente se cansou de conversar e resolveu apelar, mas também dizem as más línguas de aliciamento e de um time “vizinho”. O certo é que apesar de não ter perdido a razão, Bernardo não é mais bem visto pela torcida, coisa que tende a prejudicar ainda mais o Vasco da Gama. Essa talvez seja uma nova moda que poderá surgir entre os jovens jogadores, em busca de coisas que na visão deles são melhores.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais uma de Mano!

     Mais uma convocação do grande técnico da nossa seleção, Mano Menezes e como já era de se esperado, realmente ele e seu grande chefe Ricardo Teixeira decidiram “abandonar” as olimpíadas e trazer essa medalha de ouro inédita. Não vimos muitas caras novas, agora o grande problema da seleção é fazer essas caras velhas entrosarem e se transformarem no time que todos esperam.
    Os goleiros foram Julio César (Inter de Milão), Diego Alves (Valencia) e a novidade Rafael (Santos) que possui idade olímpica, mas que certamente assistirá as partidas do banco de reserva. Laterais ele convocou os dois absolutos na seleção, Marcelo (Real Madrid) e Daniel Alves (Barcelona), chamando também a ex dupla santista e atual dupla do Porto, Danilo e Alex Sandro. Também convocou desnecessariamente o lateral Adriano (Barcelona). O setor defensivo de Mano Menezes termina com a corriqueira dupla Thiago Silva (Milan) e David Luiz (Chelsea). Além deles Dedé (Vasco) e a nada agradável surpresa de Luisão (Benfica).
Pensando seriamente não vejo o porque de convocar 5 laterais para um simples amistoso, até porque se um se machucar antes da hora, Mano terá todo o tempo para chamar outro no lugar. Luisão é certeza que será a convocação mais discutida negativamente. É um bom zagueiro, nada além disso e para reforçar a falta de coerência, é um jogador com a idade avançada, seria muito mais fácil convocar um jovem zagueiro e prepara-lo para as olimpíadas, ou então já pensar em alguém também para a Copa. O zagueiro do Benfica não se encaixa em nenhum dos perfis acima e realmente não se acha uma explicação plausível para sua convocação. Rafael é jovem, idade olímpica e segundo a filosofia de muitos, basta estar no ambiente da seleção para aprender a ser jogador da mesma.
    No meio campo sem novidades. Mano Menezes chamou os de sempre. Alguns questionaram Elias (ex Corinthians) e Fernandinho (Shaktar), o primeiro é jogador de confiança de Mano Menezes, mas creio que teriam opções melhores. Já Fernandinho é difícil comentar, não acompanho o futebol Ucraniano e acredito que a maioria no Brasil também não e somente alguém totalmente por fora do mundo futebolístico não perceberia que o Shaktar ultimamente vem agradando muito e jogando bem no futebol Europeu. Quem volto a questionar, é Ganso. Porque o jogador possui cadeira cativa na seleção sendo que desde 2010 não apresenta um futebol de destaque, que o faça merecer esse privilégio. Não existem outros jogadores para a vaga? Discordo, Douglas Costa por exemplo vem atuando muito bem pelo Shaktar e até mesmo o jovem Oscar (Internacional) vem se destacando mais.
    No ataque mais nenhuma novidade também, o grande astro brasileiro Neymar. A grande promessa de gols que na seleção anda deixando muito a desejar Leandro Damião. Hulk que aos poucos ganhou o respeito de todos e vem se destacando mundialmente, despertando desejos de muitos grandes clubes. Ronaldinho Gaúcho, em mais uma tentativa de reerguer o ex craque da seleção brasileira, já que não vem se destacando em nada, a não ser em mais uma novela entre clube e seus investidores. E Jonas, o menos badalado, mas que ultimamente vem sendo um bom suplente e fazendo alguns gols pelo Brasil, nos salvando de certos micos, além disso vem fazendo ótima temporada no Valencia e certamente merece suas chances.
Essa é a seleção para o amistoso contra a Bosnia no ultimo dia do mês de fevereiro (terça que vem). O que nos resta é torcer e desejar boa sorte para os jovens que nos representarão nas olimpíadas, já que pelo visto a própria CBF não os incentiva.
   

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quem paga as contas?

                O futebol brasileiro por muitos anos sempre esteve atrás dos Europeus em termos financeiros, mas de um tempo para cá, isso aos poucos vêm mudando. Alguns jogadores estão sendo repatriados e a crise que assola a Europa só impulsionou ainda mais isso, mas ainda assim se formos olhar para as cifras é algo inimaginável para os padrões de clubes brasileiros, e uma questão é levantada, será que alguns clubes não andam dando passos maiores do que as pernas?
                O primeiro exemplo é o Internacional de Porto Alegre, que sempre teve uma boa estrutura, mas ultimamente vêm se destacando também nas cifras pagas pelos jogadores. Se for observar que os patrocinadores no Rio Grande do Sul não oferecem tanto dinheiro como no famoso “eixo” e até mesmo a receita televisiva é menor, de onde tiram dinheiro? Sabe-se que o atacante Dagoberto só aceitou a proposta do time Colorado, pois o salário era superior ao do São Paulo, que possui um teto salarial de 300 mil reais mensais e não costuma abrir mão disso. Recentemente o meia argentino e ídolo da torcida, D’Alessandro com uma proposta do futebol chinês forçou ao time gaucho um aumento, que dizem rondar a casa dos 700 mil. Fora aos outros jogadores do time que não devem ganhar pouco, como o lateral Kleber, os volantes Guiñazu e Bolatti, o atacante Leandro Damião e o recém contratado Dátolo.
                Outro clube que pode-se estranhar recentemente é o Corinthians. Time que a pouco tempo estava na série B, com um enorme rombo nos cofres deixado pela MSI, hoje faz compras astronômicas. Qualquer trainee de administração sabe que não é rápido que se adquiri o equilíbrio financeiro de uma empresa com a situação critica de como era. Claro que com a vinda de Ronaldo e aquela pequena ajuda do ex-presidente Lula (é algo que nunca foi escondido que usou de sua influência como presidente da republica para levar investimentos ao clube) as coisas voltaram a ser melhores, mas não da maneira que todos acreditam.
                Caso mais evidente dos tempos atuais é o Flamengo, que mesmo devendo salário dos jogadores há três meses e fazendo uma grande crise interna, proporcionando a saída do meia Thiago Neves e do zagueiro Alex Silva, contratou o atacante Vagner Love, que atuava no CSKA da Rússia, por valores altíssimos e obviamente com um salário nada modesto. E uma duvida que surge na cabeça de muitos é, quem paga essas contas? Como os times brasileiros conseguem dinheiro facilmente mesmo sendo um pouco evidente que eles não possuem?
                O que torna essa situação mais preocupante, é que talvez isso tenha proporcionado a crise no futebol Europeu, afinal muitos clubes Europeus também davam passos maiores do que podiam. Mesmo em times pequenos da Espanha, Itália, França eram superiores ao de clubes brasileiros. Será que isso também não pode ocorrer no Brasil? O Santos apesar de manter os craques Neymar e Ganso em solo nacional, já demonstrou que não será fácil equilibrar a situação financeira, e extinguiu o futebol feminino e o futsal.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sonho Olímpico?

    O sonho olímpico é algo que o brasileiro tem há anos. Esse é o único titulo que a maior seleção do mundo ainda não possui e de certa forma chega ser algo “vergonhoso”. Sempre nos orgulhamos de ter bons jogadores, grandes craques mundiais e em ser uma grande fábrica de estrelas, exportando sempre grandes jogadores para os melhores campeonatos do mundo. E mesmo assim, ainda não possuímos esse titulo expressivo, principalmente para os novos talentos.
    Os Jogos Olímpicos de Londres estão próximos e mais uma vez sonhamos com a medalha de ouro, mas apesar de todo o favoritismo que temos nesse ano, por culpa dos “administradores” dessa seleção, esse sonho pode ficar mais uma vez distante. Isso se deve que os próximos amistosos da seleção, Mano Menezes ao invés de investir no time olímpico e convocar jovens para ir treinando e estarem entrosados, convocará apenas a seleção principal com o intuito de se preparar para a Copa de 2014.
    O que é engraçado é ver o tamanho da incompetência desses “administradores”, já que a Copa que será realizada aqui no Brasil será daqui dois anos e meio e de certo que até lá, muitos da seleção olímpica estarão presentes. Acredito que devemos pensar em um passo de cada vez, e talvez estejamos desperdiçando a melhor safra de jovens jogadores que já tivemos. Podemos pensar diversos grandes jogadores para qualquer posição e que podem sim trazer esse ouro inédito. O que falta é investimento e após uma derrota sempre vem às desculpas esfarrapadas e os bodes expiatórios, assim como aconteceu após a eliminação na Copa do Mundo de 2010.