sábado, 5 de março de 2011

Autocracia no Brasil?


Alguns anos se passaram desde o fim da Ditadura Militar e o Brasil se tornou pelo menos no papel uma democracia. Infelizmente isso não é o que vemos em um dos órgãos públicos do país. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a tempos vem sendo uma Autocracia, comandada sempre pelo mesmo homem que se acha o dono do futebol brasileiro. Nos últimos meses a bagunça se tornou maior. Após ver seu candidato ao Clube dos 13 perder as eleições, Ricardo Teixeira viu seu poder político se enfraquecer e se já não basta-se a derrota, surgiram denuncias de corrupção sobre ele na Suíça, além de todo o lucro na Copa ir exclusivamente para seu bolso.
A partir de então Teixeira começou uma manobra política para recuperar seu poder e se manter no cargo de presidente da CBF, já que haviam rumores de uma tentativa de “destroná-lo”. A primeira manobra foi reconhecer os títulos passados como Campeonato Brasileiros, assim “comprando” grandes clubes como Santos, Palmeiras e Cruzeiro. Algumas semanas atrás, a Taça das Bolinhas, concedida ao primeiro Penta Campeão Brasileiro, foi entregue ao São Paulo, porém, dias depois a CBF reconheceu o Flamengo como também campeão de 87, junto com o Sport Recife.
Entendam enfim que a questão maior não é se Santos é Octa, Cruzeiro Bi e Flamengo Hexa, o fato preocupante é que Ricardo Teixeira está jogando com o futebol brasileiro, fazendo apenas política para se manter intocável, enquanto lucra provavelmente de maneira desonesta e bagunça nosso futebol.  Patrícia Amorim junto com Juvenal Juvêncio eram os principais presidentes contra essa autocracia. A presidente flamenguista agora provavelmente mudará de idéia.
Outro fator que pode ser observado é o que ocorre com o Clube dos 13, que mostra um pouco de dedo de Ricardo Teixeira e da rede de televisão Globo. Espero que essa CPI que talvez seja proposta, seja coordenada por pessoas sérias (eu sei que no Brasil isso é difícil) e algo seja feito para o fim da Dinastia Teixeira, vivemos numa democracia e sempre deveria haver rotatividade em um cargo tão importante. Mas por enquanto podemos dizer que “O futuro a Ricardo Teixeira pertence.

2 comentários:

  1. O problema do seu Ricardo Teixeira é o poder, não podemos esquecer que foi ele que conseguiu trazer grandes volumes de dinheiro para a CBF, mas em troco do que? Existem rumores de que a Nike escala boa parte do time... Em um país onde tudo para em dia de jogo de copa do mundo não se pode tratar futebol como uma simples troca de favores...

    ResponderExcluir
  2. Demorou já para esse Ótário ser preso.

    ResponderExcluir