terça-feira, 22 de março de 2011

Eternizando idolos


               Em 2011 vimos a aposentadoria de um dos nossos maiores craques contemporâneos, Ronaldo. Apesar de todo seu talento, não podemos dizer que ele entrou para grande galeria de seletos de um clube. Ao contrario do fenômeno, temos dois grandes ídolos do futebol nacional que estão prestes a aposentar, e fizeram grande historia no clube onde jogam.
                Rogério Ceni e Marcos, ambos goleiros, são ídolos máximos atualmente em seus clubes. Ovacionados pelas suas torcidas e respeitados pelos adversários, ambos estão a anos em seus clubes, o primeiro até está quase completando 1000 jogos pelo São Paulo, uma marca invejável, ainda mais nos tempos de hoje, no qual o futebol virou comércio.
                A grande questão é como presentear ídolos desse tamanho? Na Itália eles tem um costume que particularmente me desperta o interesse. Todos os times, ou em sua maioria, têm ídolos históricos e grandes craques mundiais, ainda mais na Itália, um país europeu. Para diferenciar ídolos máximos dos demais, eles adotam um sistema de imortalizar camisas. Não são todos os times, mas clubes como Milan, Roma, Internazionale e Napoli já fizeram isso. Franco Baresi e Paolo Maldini pelo Milan, Giacinto Facchetti pela Inter, Maradona pelo Napoli e o brasileiro Aldair pela Roma são exemplos disso. Talvez até a Juventus de Turim eternize a camisa 10 de Del Piero, assim que ele se aposentar e a Roma a mesma coisa com Totti.
                Aqui no Brasil certamente poderia ser feito. A camisa 10 do Santos, que um dia foi de Pelé, poderia ter sido aposentada. Obviamente é uma honra para Ganso vesti-la hoje, mas também não seria uma honra para Pelé, ídolo máximo santista, ter sua camisa eternizada dessa forma?
                A meu ver, só existem dois grandes jogadores atualmente que mereciam  esse presente. Acredito que ambos torcedores concordariam principalmente a torcida são paulina que vê em Rogério Ceni como maior ídolo da história do clube. Infelizmente todo ciclo tem um começo, meio e fim, e o desses dois grandes jogadores está acabando, mas certamente seus nomes serão eternos. 


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=34290063

8 comentários:

  1. Ele nos presenteou durante esses 20 anos, merece um 'presente' á altura.
    Rogério será pra sempre o m1to da nação tricolor.

    ResponderExcluir
  2. Rogério Mito Ceni merece TODA e qualquer homenagem !!
    Concordo em ETERNIZAR a camisa UM do TRICOLOR mais querido do BRASIL !!
    Haverão outros, piores, até melhores, mas IGUAL ao CENI NINGUÉM !!!

    Cris Valentim [:

    ResponderExcluir
  3. Noossaaa, adooreeiiii, não sei porquee maas o que mais me atraai aí é o M1TO, shauhsuahusahsaus...

    Muitoo ídoloo, na minnhaa opiniãoo a camisa 1 do SPFC tem que ser SÓ DELE... Porque acho que ninguém fará o que ele fez pelo SPFC...

    Parabéns Diabinhooo...

    =*

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras...Ambos (Rogério Ceni e Marcos) fazem parte de uma geração onde,não só os torcedores mais o Brasil inteiro passou a os admirar.Caráter inquestionável de ambos,amor pelo clube.Parabéns SãoPaulino pelo texto

    ResponderExcluir
  5. Ah, Rogério é nosso ídolo e um mito para a torcida São Paulina, além de ser admirado por muitos outros torcedores.
    Ele merecia isso e muito mais, pela dedicação e amor a camisa do tricolor.
    Marcos tb é um goleiro e tanto. Esta de parabens tb.
    Mas é claro que meu ídolo é o R. Ceni *-* ♥

    ResponderExcluir
  6. Dois idolos do Futebol Brasileiro que quando se aposentarem não veremos pessoas assim tão cedoo. Dois caras que jogam por amor ao clube e nada mais. O que é uma coisa rara hoje em dia.

    Rogério MITO Ceni sem palavras para ele, Fez, Faz e sempre Fará parte da minha Vida.Do mesmo jeito que me orgulho dele hoje, farei com que meus filhos se orgulhem dele um dia, por ter tido um goleiro extraordinário na história do nosso Clube.

    Merece a melhor homenagem possível e tenho certeza que não será só por parte da diretoria do Clube, nós torcedores também homenagearemos ele, Afinal: "Todos tem goleiro, só nós temos ROGÉRIO CENI".

    ResponderExcluir
  7. Jogadores como Rogério e Marcos nunca mais.....

    ResponderExcluir
  8. aaaah um doss melhores Goleirooo Marcos e Ceni !
    mais e claro q prefiroo meeu CENII , nem e puke elee e do spfc , maiss sim puke eleee e um exemplo de Goleiro , o Marcos tbm é . !
    maiss o Cenii tem muitoo muitoo maiss Historiaas por ser o batedor de faltas e tal !
    os doiss Honram a camisa do Time comoo muitos naum fazem Isso !
    e amaam muito !

    É a cadaa Homenagem ele merece muitoo e muitoo mais !

    TODOS TEM GOLEIRO , SÓ NOIS TEMOS ROGERIO CENI !

    sz

    ResponderExcluir