terça-feira, 21 de outubro de 2014

Raio-X: Zé Roberto x Alex


                Este mês o Geral FC trará mais uma vez sobre dois veteranos do futebol brasileiro. A posição escolhida é a de meio de campo e os jogadores são Alex hoje no Coritiba e Zé Roberto hoje no Grêmio.
                José Roberto da Silva Júnior nasceu em São Paulo no dia 6 de julho de 1974 e começou a sua carreira na Portuguesa, em 1994, mas ganhou destaque em 1996 ainda como lateral esquerdo ajudando a Lusa a alcançar o Vice-Campeonato Brasileiro daquele ano. Ele venceu o prêmio da Placar, Bola de Prata, como o melhor lateral esquerdo do Brasileiro e com apenas 22 anos já chamava a atenção de grandes clubes no futebol europeu.
                Suas atuações o levaram para o Real Madrid, mas no clube espanhol ficou abaixo do esperado e acabou sendo emprestado para o Flamengo, aonde ainda chegou a disputar o Campeonato Brasileiro de 1998. Jogando bem no Flamengo, após o termino de seu empréstimo Zé Roberto foi vendido ao Bayer Leverkusen e na Alemanha o jogador reencontrou seu ótimo futebol.
                No Leverkusen começou a viver seu auge no futebol europeu, conseguindo dois Vice-Campeonatos Alemães e foi um dos principais responsáveis em levar o clube até a final da Liga dos Campeões. Naquela final, Zé que agora já estava no meio de campo não participou e o Bayer acabou derrotado pelo seu ex-clube, o Real Madrid por 2 a 1. Em 2003 foi contratado pelo Bayern de Munique, aonde conquistou a maioria dos seus títulos na carreira. Em 2006 retornou para o Brasil, jogando no Santos, aonde conquistou seu único time em solo nacional: o Campeonato Paulista.
                Ele ainda teve uma passagem pelo Hamburgo e pelo Al-Gharafa antes de assinar com o Grêmio em junho de 2012. Ganhou a camisa 10 e se tornou um dos principais jogadores do clube gaúcho, chamando a atenção principalmente por sua vitalidade apesar da idade e dos seus passes. Nesta temporada o jogador estava em baixa, mas devido a necessidade da equipe em arranjar um lateral esquerdo (devido as duas vendas que realizou nesta temporada de jogadores da posição), Zé voltou as suas origens e retomou um lugar entre os principais jogadores no time.
                Zé Roberto ainda serviu a seleção brasileira em diversas oportunidades.  Venceu duas Copas América (1997 e 1999) e duas Copas das Confederações (1997 e 2005). Participou da Copa do Mundo de 1998, ainda como lateral, sendo reserva de Roberto Carlos, não disputou a Copa do Mundo de 2002 apesar da boa fase e foi um dos principais jogadores da seleção na Copa de 2006, entrando inclusive para a seleção da Copa mesmo com o fracasso canarinho.
                Alexsandro de Souza, conhecido apenas como Alex, nasceu em Curitiba, capital paranaense, em 14 de setembro de 1977. Sua carreira começou no Coritiba, clube aonde atua hoje em um returno. Ganhou destaque em dois anos e foi contratado pelo Palmeiras em 1997 e ficou até 2000 e apesar deste curto período de três anos, o meia se tornou ídolo da torcida por sua técnica e seu profissionalismo. Venceu uma Copa Mercosul e uma Copa do Brasil, além do título mais importante da história do clube paulista: A Libertadores.
                Entre o ano de 2000 e de 2002 Alex teve passagens por quatro clubes, algumas um pouco frustrantes e outras se firmando. Teve pouco destaque no Flamengo e passagens rápidas por Palmeiras e Cruzeiro (neste ultimo inclusive foi dispensado por celular). Alex também jogou na Itália, no Parma, fazendo apenas cinco partidas e marcando três gols (números que você deve questionar o porquê não teve mais oportunidades). O próprio jogador não sabe explicar o que aconteceu, mas foram apenas 20 dias no clube italiano e grande dor de cabeça com direito até mesmo assinaturas falsificadas.
                Depois da saída do Parma, Alex retornou para o Cruzeiro, aonde despontou na equipe e também se tornou um ídolo ficando apenas dois anos. Foi um dos jogadores chaves na chamada “Tríplice Coroa” do clube mineiro, conquistando o Campeonato Mineiro de 2003, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano. Fez gols antológicos e ganhou o apelido de Talento Azul.
                Em 2004 se transferiu para o Fenerbahçe, aonde também mais tarde se tornaria ídolo de uma das torcidas mais fanáticas do mundo. Na equipe turca, o meia disputou 378 partidas marcando 185 gols e dando 162 assistências, tendo participação direta em gols em quase todos os jogos que participou. Foram oito temporadas completas, ganhando seis títulos e uma grande homenagem com uma estátua em frente ao estádio do clube.
                Em outubro do ano passado, após um grande mistério e interesse de Palmeiras e Cruzeiro, Alex optou por defender o Coritiba, clube aonde iniciou a carreira e onde atua até hoje, pretendendo se aposentar no fim do ano.
                Os dois jogadores são grandes craques e com uma grande história dentro do futebol e nos clubes por onde passaram. Alex é gênio e certamente um dos melhores meias que já passou atualmente pelo futebol brasileiro, sendo de certo modo injustiçado em 2002 por não ter sido convocado para a Copa do Mundo. Zé Roberto por outro lado, além de também possuir bastante técnica (menos do que Alex), possui dois atributos melhores que o rival: primeiro a sua versatilidade, podendo atuar como meia, volante e até mesmo na lateral, aonde começou e aonde voltou a atuar hoje no Grêmio e segundo a sua forma física e resistência que aos 40 anos lhe permite jogar em alto nível e colocar muito jovem no “chinelo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário