segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pausa pra Copa!

               
                 A tão esperada divisão de águas do Campeonato Brasileiro chegou. Nove rodadas se passaram e o discurso da maioria dos clubes fazia parecer que o Campeonato começa de verdade após a Copa do Mundo. De certa forma é verdade, já que alguns clubes tinham diversos desfalques por lesões e por doar jogadores para as seleções, mas quem bobeou nessas nove rodadas iniciais terá muito trabalho para retomar o time e não será uma pequena pausa que mudará tudo. Quem está bem por outro lado, precisa voltar no mesmo nível, contratando jogadores e principalmente mantendo os atuais.
                Para aqueles que estão lá embaixo à realidade nesta Inter temporada será torturante. Não vai adiantar só treinar, precisará se reforçar e muito bem. Alguns clubes por outro lado precisarão de um pequeno “milagre” para escaparem. Tendo por base o ano passado, o Náutico, que teve a pior campanha da história dos pontos corridos e olhando neste momento para o Figueirense, chegamos a conclusão que uma verdadeira revolução apenas salvará o clube catarinense.
Na nona rodada o clube pernambucano era o 19º com 7 pontos, empatado com a Lusa com os mesmos 7, mas ficando em última pelos critérios de desempate. A Lusa se recuperou de certa forma, mas o Náutico não. O Figueirense hoje tem apenas 4 pontos e 3 gols marcados nessas 9 rodadas. O aproveitamento é de apenas 14,8%, mais de 10% a menos que Náutico e Lusa no ano passado. Para piorar, os números de gols marcados piora ainda mais a situação. Se o Figueirense por ventura escapar, esse sim será o time de “guerreiros”.
Aos outros na degola, como Flamengo, Vitória, Coritiba, Bahia e Botafogo precisam contratar. O Flamengo tem praticamente a base da Copa do Brasil do ano passado, entretanto essa mesma base quase foi rebaixada no Brasileiro. Jogadores como Paulinho e Hernane precisam voltar a jogar um bom futebol e provar que não são jogadores de apenas uma temporada. A Chapecoense vai ter um campeonato muito difícil e apesar de não estar na Zona do Rebaixamento, vai brigar contra ela até o fim.
E na parte de cima da tabela? Quem quer ser campeão tem que estar sempre reforçando e melhorando alguns pontos que são mais fracos. Acho que São Paulo, Grêmio e até o Santos tem a possibilidade de conseguir uma vaga na Libertadores, mas precisam se reforçar. O Tricolor Paulista precisa melhorar muito sua defesa, já o Gaúcho precisa mudar seu ataque. O Santos precisa de um meia que crie jogadas, mas principalmente da volta de seus desfalques.

Corinthians, Internacional e Atlético Mineiro precisam acertar menos coisas para conseguir maiores objetivos neste Campeonato. Com a chegada de Elias e Lodeiro, acho que ainda falta um centroavante para o clube de Itaquera, porém, o que mais precisará mudar é essa filosofia defensiva de Mano Menezes. O time melhorou sua defesa, mas o ataque continua ruim e a culpa de alguns maus resultados é a falta de ambição e de querer dominar a partida. No Internacional, o ataque apesar de estar bem sem medalhões, não me convence com Rafael Moura e Wellington Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário