quarta-feira, 11 de junho de 2014

Chegou a hora!

                A hora que muitos no mundo esperavam chegou, vai começar a Copa do Mundo. Infelizmente, para o bom futebol, perdemos muitos craques que certamente fariam a diferença por causa de lesões. Ribery, Falcão Garcia e Reus são alguns desses jogadores que não poderemos acompanhar e certamente farão falta para as suas seleções.

FAVORITAS:

Brasil – Como seleção anfitriã certamente entra com bastante favoritismo para essa Copa do Mundo, principalmente com a mudança de técnico e a entrada do “patriarca” Felipão. A Copa das Confederações foi uma amostra do potencial dessa seleção. A torcida ao lado é um fator determinante e faz quase 40 anos que o Brasil não perde uma partida oficial em seu terreno (estamos desconsiderando amistosos), sendo a última na Copa América de 1975. Um fator determinante para a queda brasileira, entretanto, pode ser a “Neymardependência”. O time está acostumado a jogar dependendo do talento do atacante e isso pode ser um problema em dias em que ele não estiver inspirado. Vale ressaltar que o Brasil tem jogadores que podem fazer a diferença sem ele, mas parece que isso não é “treinado”.

Espanha – Não podemos deixar de fora a atual campeã do mundo, ainda mais com o atual desempenho dos times espanhóis nas competições europeias. O “time da moda”, como muitos dizem, tem um futebol pragmático, que às vezes é bom de ver e outras vezes cansativo. Não se iluda com os resultados “magros” contra equipes pequenas, afinal foi assim que eles foram campeões do ultimo mundial. Ganhando de 1 a 0 de equipe pequena ou grande. A Copa das Confederações podem ter servido de lição para os espanhóis “abaixarem” a bola e entrarem mais ligados. O fator negativo pode ser o ataque, que tem jogadores em baixa e uma incógnita dentro desse esquema tático: Diego Costa.

Alemanha – A provável melhor seleção do mundo hoje (pelo menos no papel) e que teve uma baixa importante: Reus. Ainda coloco a Alemanha como favorita graças ao potencial que essa equipe possui. Alguns nomes consagrados como: Neur, Hummels, Lahm, Schweinsteiger e Klose, e outras jovens apostas como: Durm, Draxler e Schurrle. Não jogou tudo que sabe nas eliminatórias da Copa e em alguns amistosos, mas contra a Armênia mostrou do que é capaz.

NÃO SUBESTIMEM:

Itália – Uma equipe que não se pode subestimar é a italiana. Apesar de não ser favorita a vencer e na última Copa ter feito uma campanha pífia, não passando nem da primeira fase e ainda amargando uma ultima colocação em seu grupo (atrás até da Nova Zelândia), a Azzurra vem passando por uma reformulação e muitos jovens com potencial chegam para essa Copa para mostrarem seu futebol.  De Sciglio, Immobile e Insigne são dessa nova geração e que ainda não possuem grife que eu destaco. O grupo é complicado, mas vejo Itália, Inglaterra e Uruguai em igualdade na briga pelas vagas, infelizmente um ficará de fora.

FIQUEM DE OLHO:

Bélgica – A seleção da Bélgica vem sendo de grande destaque por alguns da mídia e não é atoa. A equipe tem um forte conjunto e jogadores que estão brilhando na Europa, como o jovem goleiro Courtois, Lukaku e a estrela do Chelsea, Hazard. Não podemos deixar de destacar que os Diabos vermelhos ainda tem dois importantes desfalques: o atacante Benteke e o volante Nainggolan, que certamente farão bastante falta. Relativamente tem um grupo mais tranquilo e que deve ser a primeira colocada.


Colômbia – Mesmo desfalcada de sua principal estrela, Falcão Garcia, a Colômbia deve fazer uma boa Copa do Mundo com a sua “geração de ouro”. James Rodriguez terá que assumir a responsabilidade como craque da equipe, mas terá ao seu lado jogadores que vem crescendo no cenário do futebol. Os meias Guarin, Cuadrado e Quintero e o atacante Jackson Martínez. Também considero o grupo da Colômbia fácil e creio que surpreenderão nessa Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário