quinta-feira, 12 de julho de 2012

Torcedor ou Telespectador?


                O futebol é o esporte mais amado no Brasil e por causa de tamanho envolvimento de sentimentos das pessoas, torcer se torna muito mais do que acompanhar o time. Torna-se uma grande paixão. Como sentimento é algo normalmente inexplicável e algo sem volta (se tratando de futebol), fica difícil julgar o quanto uma pessoa é torcedora de um time e seus motivos.

                No meio de tudo isso, uma grande polemica do futebol é em razão dos torcedores que moram em estados diferentes dos clubes pelo qual torcem. Isso acontece rotineiramente em estados na qual não possuem times de grande expressão nacional e alguns por suas razões optam por torcerem para times de outros estados. Acontece muito disso no norte e nordeste do país, além do centro oeste e em algumas partes do sul (se formos reparar a maioria dos torcedores no Brasil torcem por times de fora do próprio estado).
                Cada um tem suas razões para ser apaixonado pelo clube do coração, mas apesar de muitos negarem, é certo que a maioria das pessoas sofrem certas influencias na hora de escolher pelo qual time torcem. Seja influencia de família, amigos ou até mesmo da mídia, isso acontece, muitas vezes subliminarmente e não percebemos, crescemos e quando vamos nos dar conta, não sabemos nem dizer qual o ano que começamos a torcer, e dizemos aquelas frases platônicas de “amor nasceu sem razão”. Esses torcedores normalmente sofrem algum tipo de preconceito, aparecendo muitas vezes em jogos como a “vergonha do estado”.
                Porém sempre temos que ver os dois lados da moeda e é nítido que essa torcida por equipes de outro estado é por causa da grandeza, por causa de suas conquistas e a partir daí, acompanhando e torcendo, surge a tal paixão. Não é em todos os casos, mas indo atrás, diversas pessoas sempre deixam escapar a seguinte frase: “Os times daqui nunca ganham nada”, ou algo parecido. Pessoalmente vejo que ser torcedor é muito além de ganhar algo ou não, mas hoje em dia, futebol é moda, e vemos diversos torcedores de momento.
                A falta de torcedores para esses clubes é o problema crucial e afeta os demais. Hoje a mídia e o jornalismo em si vêm se tornando algo mais para ser visto como um produto, do que como um meio de comunicação e informação. Por tanto, é preferível nesses estados para um canal de televisão passar um jogo de um time de expressão, pois o ibope será maior, ao invés de passar o jogo de um time local, valorizando assim o lugar. Com isso, os clubes recebem menos de direito de imagem, menos em patrocínios e continuam desvalorizados.
                Apoio o bairrismo no futebol, pois busca valorizar times que normalmente não são valorizados. E se os próprios moradores não os valorizarem, já está mais do que provado que nunca serão valorizados pela mídia e patrocinadores. A torcida é o maior patrimônio de um time de futebol e é o que realmente o sustenta, pois tudo é consequência do torcedor. Não condeno aqueles que torcem por times a distancia, afinal paixão não é algo fácil de explicar, mas de certo aqueles ditos como mistos não passam de pseudo torcedores, sendo no máximo telespectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário