sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brincando com o dinheiro público!


               Todos sabem que o Brasil é o país com um dos maiores impostos em todo mundo e que mesmo assim não vemos retorno deste “investimento” em serviços públicos de qualidade. Dois fatores são o que causam isso, o primeiro é a corrupção de políticos que roubam parte desse dinheiro para si próprio. O segundo é o mau investimento, feito por pessoas incompetentes e de maneira errada. Tudo isso nos leva a crer que a Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui, será um verdadeiro “parque de diversões” para esses políticos corruptos e incompetentes que administram nosso dinheiro. Será muito melhor que o Beto Carreiro e Hopi Hari juntos!
                É evidente que o Brasil está muito abaixo do que se pode esperar em termos de estrutura, para celebrar um evento como esse, e infelizmente o descaso de algumas pessoas com isso só pioram. Faltam menos de três anos para Copa e pouca coisa se vê de resultado. E quanto menos tempo para o evento, menos se pode planejar e ver os recursos aplicados de maneira correta, causando menos prejuízos, principalmente financeiramente. Com isso somos nós que no final sofremos, afinal é o nosso dinheiro que será aplicado nessas obras.
                Muita gente que é a favor do evento, usa argumentos como: de que também existem outros países (inclusive de primeiro mundo) com problemas sociais e que o povo merece presenciar tal evento. Infelizmente é que se esquecem de ver as conseqüências. Não é porque países ricos como Estados Unidos, Alemanha e Japão possuem problemas sociais e fizeram a Copa que devemos ignorar os nossos. Apesar de todas as crises que esses países passaram, em qual deles a taxa de miséria, desemprego e de falta de estrutura é menor que a nossa? Devo lembrar que a Europa passou por duas grandes guerras, nas quais saíram devastados e mesmo assim hoje possuem uma estrutura melhor que a nossa. O Japão acabou de sofrer com um terremoto e a piada de que “estará pronto antes do Brasil para a Copa”, apesar de ser sarcástica, é verdadeira.
                Não é novidade que a cidade de São Paulo é uma das mais atrasadas para receber o evento e isso se deve a jogos políticos. O que se deve ser enfatizado, é que desde que foi se planejado a candidatura do Brasil a Copa, a cidade tinha um planejamento para ter jogos em uma determinada região. Após diversos jogos políticos, tudo mudou e agora os jogos acontecerão no extremo leste da cidade e em uma região muito desfavorecida estruturalmente. É utópico achar que em pouco tempo que lhes restam, os novos planejamentos e recursos serão feitos de modo que minimizem os prejuízos. É utópico acreditar que uma das regiões mais pobres da cidade terá uma estrutura digna de Copa do Mundo em três anos. E o pior de tudo é que esse dinheiro investido sairá do nosso bolso. Em momento algum penso que Itaquera não mereça ter uma melhora em sua estrutura, seja em saúde ou transporte, porém acredito que esses investimentos têm que ser feito de maneira correta e no tempo hábil pra isso.
                Outra coisa que a política trará prejuízo é a escolha de algumas sedes. Não é preconceito com os locais que acontecerão a Copa, e sim pensando em viabilidade publica e nas conseqüências que esses locais trarão para os cofres públicos. Estádios de Copa do Mundo nos estados do Amazonas e Mato Grosso? Mas e depois para que vão servir? Casa de Anacondas e Jacarés? Enquanto isso vê uma cidade como Florianópolis ficando de fora, chega a ser engraçado. É o governo mais uma vez brincando com nosso dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário