quarta-feira, 2 de julho de 2014

Paixão de Torcedor - Cristina Escote

Sim, eu nasci Corinthiana. Desde que me lembro, sou Corinthiana. Desde a época em que eu nem sabia direito o que era futebol, eu já era Corinthiana.  Costumo dizer que, de um jeito muito certeiro, o Corinthians me escolheu.
Por ser menina, quando era criança não ganhei roupinhas de times, nem fui levada a estádios, nem sequer fui cobrada de torcer pra um time ou pra outro. Fui descobrindo a paixão por futebol sozinha, por mim mesma, com uma pequena influência do meu falecido avô que me proporcionou o maior exemplo de corinthianismo na vida. Foi ainda na infância que fui descobrindo que o esporte consegue mexer com as emoções de uma forma que muitas vezes não poderá ser explicada. Foi ainda na infância que reconheci Marcelinho Carioca como meu primeiro ídolo, mesmo sem saber direito como reconhecer um ídolo. Foi ainda na infância que eu percebi que não importaria quantas camisas de outros clubes colocariam em mim, meu coração só batia mais forte por uma camisa, por um escudo, por um grito. Quando me dei conta, já havia construído um sentimento inexplicável e incontrolável pelo futebol e, acima de tudo, pelo Corinthians!  
Assisti ao primeiro jogo do Corinthians na minha vida, no meio da torcida adversária (estou viva, amém), e depois passei muitos anos assistindo na arquibancada de visitante. E aí, depois de muito tempo sonhando, eu fui! Enfrentei as seis horas de viagem, que pareciam 30 de tanta ansiedade. Quando coloquei o pé no Pacaembu pela primeira vez, caramba, parecia que naquele momento eu estava sentindo a vibração de todos os jogos que não fui, de todas as conquistas que não estive presente e até do apoio inabalável da torcida nos momentos de dificuldade. Diga-se de passagem, eu acho que todos os Corinthianos deveriam assistir jogo do Timão no Pacaembu pelo menos uma vez na vida, independente de Arena, independente de resultado. O Pacaembu é mágico!  O primeiro jogo é sempre inesquecível, mas a vantagem de ser Corinthians é que cada partida é uma final, cada jogo tem um significado e não importa o adversário, ou a situação, TODOS os jogos que fui me proporcionaram sentimentos, sensações e lembranças diferentes.
O mundo está cheio de gente dizendo que não ganho nada com futebol, que viajar pra ver jogo é coisa de desocupado, ou até mesmo dizendo que isso não é coisa para garotas, enquanto isso, eu coleciono momentos únicos, coleciono pessoas maravilhosas que conheci graças ao futebol, coleciono tristezas que me ensinaram muito, coleciono sorrisos e alegrias que nenhuma outra coisa na vida conseguiu me proporcionar.  Ou seja, eu ganho com futebol SIM, mais do que todas essas pessoas são capazes de imaginar!
E o Corinthians, bem, não dá nem pra argumentar.  Ou você nasce Corinthiano, ou você nunca vai entender de fato o que isso representa.  Escolher o Corinthians é abraçar sua história, seus objetivos, abraçar a luta de seus fundadores. Escolher o Corinthians é SER Corinthians muito além dos estádios, é ser Corinthians com seus amigos, com sua família, com o desconhecido na rua. Ser Corinthians é nunca desistir e sempre acreditar, por mais difícil que pareça. É ser dono de um amor maior do que o coração pode guardar e, mesmo assim, ver que ele nunca vai parar de aumentar.  Ser Corinthians é algo que só quem é, sabe o que é! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário