terça-feira, 30 de outubro de 2012

Choque de realidade!


                E tempos atrás eu disse que o Vasco não tinha time para estar no G4 e hoje isso se confirma e pior, hoje o Vasco é o sétimo colocado na tabela. Para quem por muito tempo do campeonato se manteve no topo, ocupando até a terceira colocação e tendo folga considerável aos demais times que buscavam o G4, a situação é de extrema preocupação e como não é mais novidade pra ninguém, o Vasco não irá a Libertadores de 2013.
                O Vasco incrivelmente engatou cinco derrotas consecutivas (quase o mesmo número de derrotas que havia sofrido no campeonato todo) e duas delas para São Paulo e Internacional dentro de São Januário e uma em um clássico contra o Botafogo no Engenhão. Ambos os três times ultrapassaram o Vasco na classificação e hoje a distancia do Cruz Maltino para o G4 é de oito pontos. O carioca ainda tem cinco jogos restantes, contra Sport e Atlético Mineiro dentro de casa, contra o Coritiba fora e ainda dois clássicos na ultima rodada contra Flamengo e Fluminense, não é de se duvidar que o Vasco perca mais uma posição, para o Corinthians.
                A situação do Vasco todo mundo tem ciência, mas como um clube que brilhou tanto no ano passado, sendo pra mim o melhor no contexto geral e mais regular. O Vasco como um elenco e se tratando de peças de reposição, era um time extremamente limitado, mas em sua equipe titular tinha grande valores e que estavam em ótima fase. O time base do Vasco foi feito com pouco dinheiro, mas com escolhas certeiras. Nessa janela de meio de ano, o Vasco perdeu três titulares: Fagner, Diego Souza e Rômulo e não foram repostos, assim, o time do Vasco caiu muito de produção.
                Todos sabem que o Vasco possuí muitas dividas, por tanto algumas vendas podem ter sido necessárias justamente para aliviar um pouco esse débito, porém, elas precisam serem feitas com inteligência. Um time grande não se vende tantas peças fundamentais no meio do ano, principalmente sem nenhum objetivo garantido. Já vimos recentemente exemplos parecidos, como o do Corinthians em 2009 que vendeu André Santos, Cristian e Douglas e no segundo semestre não se encontrou. No primeiro semestre, eles tinham conquistado a Copa do Brasil e a classificação para a Libertadores do ano seguinte, mas e nesse ano o que o Vasco ganhou?
                Os reforços do Vasco para os lugares desses jogadores foram na mesma medida de quando eles chegaram: jogadores mais baratos, o problema que não deu certo. Auremir, Jonas e Wendel, por exemplo, não suprem a falta de Fagner e Rômulo  Outro exemplo foi na venda de Diego Souza que foi substituído por Carlos Alberto que já não rende desde o retorno do time da Série B e perdeu espaço também. A lateral esquerda é outro problema irremediável do Vasco, tanto Thiago Feltri, quanto William Matheus (apesar de ter começado bem) não se firmam na posição, tendo atualmente Wendel deslocado para lá.
                Com uma visão de fora, sem interferência da paixão vejo como grande culpada a diretoria que vendeu em demasiado as peças importantes e quis repor com peças baratas achando que novamente iriam acertar. Nem sempre isso da certo, ainda mais em grandes quantidades. Alguns jogadores pararam de render o esperado, como Éder Luís e somado a lesões (Tenório e recentemente Dedé) é evidente que o time teria grandes oscilações. Foi um grande choque de realidade na torcida que achava que por causa do ano passado tudo seria maravilhoso e os problemas estavam resolvidos. O Vasco precisa se reestruturar e isso não vai acontecer da noite pro dia, mas é preciso que a diretoria faça isso com sabedoria. O grande problema é que torcedor não tem paciência pra tanto e este ano a diretoria Vascaína errou muito. Que seja feito um planejamento melhor para 2013, porque pelo visto é o que restará ao Vasco.

domingo, 28 de outubro de 2012

Promessas Mundiais - Jano Ananidze


                Mais um texto para sessão de Promessas Mundiais e o jogador da vez é um jovem meio campista que atua no futebol russo, mais precisamente no Spartak Moscou. Jano Ananidze, de apenas 20 anos e nascido na Geórgia. É, o país onde nasceu não tem tradição alguma com futebol,  é envolvida em sua história com muitas guerras e movimentos separatistas, não é grande e tem uma população menor que muitas capitais brasileiras, mas revelou um jovem talentoso que vale muito prestar atenção para os próximos anos.
                O meia atacante que também pode jogar pelas laterais do campo tem a aparência de uma criança, é rápido e driblador e com um bom passe, e tem tudo para chamar a atenção de times maiores da Europa nos próximos anos. Já houve especulações de Liverpool e Arsenal em 2010 para a contratação do jogador, porém na época, o presidente do Spartak disse que recusaria qualquer oferta pelo jogador antes de seus 20 anos.
                Está na equipe principal do clube desde 2009 e é o jogador mais novo a marcar um gol no Campeonato Russo (tinha 17 anos quando realizou esse feito em 2009). Pela seleção da Geórgia tem tudo para ser o maior jogador da história, isso se já não é (não que isso signifique algo, mas quem sabe o garoto não se torna uma referencia mundial assim como Puskas foi em relação a Hungria).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Raio X - Arouca x Paulinho


                Neste mês a analise do Raio X é em uma posição moderna do futebol. Hoje em dia para volantes se destacarem não basta apenas marcar, é preciso algo mais, dar mais qualidade no passe e contribuir com saídas de bolas e consistência no meio de campo. Vemos muito isso com famosos volantes como Xabi Alonso, Shweinsteiger e Pirlo. Dadas as suas devidas proporções, os jogadores dessa vez são os “segundo volantes” Paulinho do Corinthians e Arouca do Santos.
                José Paulo Bezerra Maciel Junior, mais conhecido como Paulinho, nascido em São Paulo e tem 24 anos. Apesar da idade é um pouco rodado, inclusive com passagens discretas em times minúsculos da Europa (futebol Lituano e Polonês). Despontou realmente no Bragantino, no qual ganhou grande destaque em 2009 pela Série B. Em 2010 foi contratado pelo Corinthians para ser substituto de Elias, e vem desempenhando seu papel muito bem. Em 2011 foi eleito o melhor volante do Brasileirão no qual seu clube se sagrou campeão. Cobiçado por times Europeus como Roma e Internazionale decidiu ficar no Brasil e neste ano foi uma das peças importantes na campanha do time na Libertadores, inclusive marcando o gol da classificação contra o Vasco.
                Marcos Arouca da Silva, conhecido também apenas como Arouca, nascido em Duas Barras no Rio de Janeiro, tem 26 anos. Começou nas categorias de base do Fluminense e ganhou grande destaque no time principal, foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e fez uma brilhante campanha com o clube na Libertadores de 2008. Foi comprado pelo São Paulo onde teve poucas chances, e quando começou a entrosar com o time foi trocado por empréstimo por Rodrigo Souto do Santos. No Santos, em seu primeiro campeonato já ganhou destaque, na final do Paulista de 2010 contra o Santo André, salvando um gol em cima da linha. Arouca foi importante também na conquista da Copa do Brasil em 2010 e uma peça fundamental na Libertadores de 2011 vencida pelo peixe.
                Como as coisas estão neste ano? Este ano é notória a superação de Paulinho. O jogador do Corinthians tem atuado cada vez melhor e se destacado principalmente na frente com gols salvadores. Gols não são o que pesam para um volante, afinal sua função não é essa, mas vale destacar a presença “surpresa” de Paulinho na frente, além disso, isso se deve muito ao esquema tático de ambas as equipes. Se olharmos atributos de volante podemos comparar melhor. Arouca tem uma média superior de passes certos: 90,1% contra 87,2% de Paulinho, compensação, Paulinho possui mais desarmes. Arouca jogou 25 jogos e recebeu apenas 4 amarelos, já Paulinho com 18 jogos recebeu 6. Isso também se reflete nas faltas, com números maiores cometidas por Paulinho.
                Obviamente números ajudam a se tomar uma decisão, mas não podem ser a única coisa a se tomar como base. É evidente o melhor momento de Paulinho, inclusive pelas suas convocações merecidas para a seleção. Paulinho em 2011 ganhou o premio de Bola de Prata da revista Placar (premio que existe desde a década de 70 e hoje só não é mais conceituado do que o oficial da CBF). Arouca por outro lado vejo com uma das peças chaves desde 2010 do time do Santos e só não ganha mais destaque ainda pois a mídia só sabe falar de Neymar (e nisso acho que muitos santistas hão de concordar). Decidir entre os dois é algo complicado, pra mim o “embate” mais difícil que já aconteceu aqui. Sendo técnico da seleção certamente ambos seriam titulares, pois teria qualidade de passes dos dois jogadores e um com boa marcação e outro com melhor presença no ataque. Escolher um dos dois é algo bem difícil, entendo qualquer um que escolha um ou outro, mais uma vez vale ressaltar que o momento de Paulinho é melhor que o de Arouca, mas isso não significa que o jogador do Santos seja ruim.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Zagueiros


               O “Mercado da Bola 2013” vem com mais uma dica. Depois de falar dos goleiros e dos laterais que podem ser alvos de clubes nessa próxima janela, chegou a vez dos zagueiros. Os clubes do Brasil de maneira geral costumam ter um grande jogador na posição e outros que causam arrepios em sua torcida, caso do Vasco, por exemplo, outros possuem zagas em bons momentos e com boas peças como Atlético Mineiro, Grêmio e São Paulo, outros precisam de jogadores mais consistentes e com mais segurança, como o Santos. Porém é difícil arranjar times com uma ótima opção de zagueiro no banco, afinal, se dois são bons, nesse caso três pode ser ainda melhor.
                Todo time que deseja chegar a algum lugar precisa ter uma boa “cozinha” e aqui vão dicas de zagueiros que podem ser opções para ano que vem:

Lugano (Paris Saint German): O veterano zagueiro uruguaio de 31 anos está no Paris Saint German desde a temporada passada. Ainda no ano passado acabou perdendo a titularidade com a chegada do zagueiro brasileiro Alex e este ano, as coisas ficaram ainda mais difíceis com a chegada do também brasileiro Thiago Silva. Nesta temporada ele ainda não jogou nenhuma partida sequer e nas ultimas partidas nem no banco tem ficado. Porém Lugano ainda renderia muito no Brasil e muitos clubes já demonstraram interesse no futebol do jogador. Um grande problema seria talvez o salário altíssimo que beira quase R$1 milhão. Dizem que sua contratação já está encaminhada ao São Paulo, principalmente após a venda de Lucas e a boa relação que o clube tem com Leonardo, mas nada é certo e o zagueiro está no mercado.

Manoel (Atlético Paranaense): Sinceramente não sei como nenhum clube se interessa por esse ótimo zagueiro. Tem apenas 22 anos e grande potencial, sendo pra mim uma das maiores revelações atualmente da base do Atlético Paranaense (que apesar da queda, viveu grande momento na década passada). Fez dupla com Rhodolfo, hoje no São Paulo e por sinal chamava muito mais atenção do que o companheiro que está no clube paulista. O Furacão tem uma das melhores defesas da Série B e Manoel participou de 21 jogos, levando apenas dois cartões amarelos.

Anderson Martins (Al Jaish): Certamente um jogador que deve causar saudades a torcida Vascaína. Tem apenas 25 anos e está atualmente no milionário futebol do Qatar. Formou dupla com Dedé na campanha do clube Cruzmaltino na Copa do Brasil de 2011, mas antes disso fez ótimos jogos pelo Vitória. Com o time baiano conseguiu quatro títulos estaduais e um vice-campeonato da Copa do Brasil, além da Copa do Nordeste de 2010. No Qatar na temporada passada seu clube foi vice-campeão, mas nesta não está tão bem. É uma negociação difícil, afinal não faz tanto tempo que ele deixou o Brasil, mas como esses jogadores só buscam esse mercado para fazer seu “pé de meia” e jogar poucas temporadas é uma alternativa.

Emerson (Coritiba): Um dos melhores defensores do Campeonato Brasileiro do ano passado, o zagueiro do Coxa tem 29 anos e pode muito bem servir clubes grandes do Brasil. Este ano sofreu uma lesão que o tem afastado de muitos jogos, mas até isso acontecer ele era certamente a segurança de uma zaga vice campeã da Copa do Brasil, além de “artilheiro” fazendo muitos gols de cabeça. Antes de atuar pelo Coritiba, Emerson teve destaque também no Avaí, ajudando o clube a ter a melhor campanha de um clube catarinense em Campeonato Brasileiros (sexto lugar). Bom marcador e muito bom em jogadas áreas é uma boa opção para clubes que precisam de zagueiros.
               
            Ainda temos outros zagueiros que certamente poderiam atuar bem em clubes médios ou servir para compor elenco de um clube grande. Exemplos são Titi do Bahia, Wágner do São Caetano e Mauricio do Joinville. Vale também destacar dois jovens defensores do futebol sul americano que podem se tornar grandes jogadores. Um deles é o argentino promessa do Independiente, Leonel Galeano e o outro é o jovem chileno pertencente ao Colo Colo, mas que esta emprestado ao Deportes iquique, Sebastian Toro de 22 anos.  

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Parabéns ao Sampaio Corrêa!


                E uma das quatro divisões do futebol brasileiro já teve seu campeão. A Série D conheceu ontem o seu campeão, o Sampaio Corrêa do Maranhão conquistou o título de maneira invicta e se tornou o único time do país a ter os três canecos das divisões inferiores do Brasil (Campeão da Série B em 1972 e Campeão da Série C em 1997). Diante de um público de 40.243 o time venceu o CRAC de Goiás com gols de Eloir e Pimentinha.
                Após três anos o time do Maranhão retorna a Série C. Junto com ele o vice-campeão CRAC e o Mogi Mirim e Baraúnas que disputaram as semifinais também garantem o acesso. Apesar do título e da festa, o time provavelmente já sofrerá sua primeira baixa. O técnico Flávio Araújo tem proposta do futebol paulista e dificilmente continuará no clube. Esse ano ele chegou para a disputa do Campeonato Maranhense e se sagrou campeão, além de claro, vencer a Série D e conseguir o tão sonhado acesso a Série C.
                A vida de clubes da Série D e C não são fáceis, o planejamento normalmente é semestral e não anual, fora as dificuldades financeiras, mas de certo que essa conquista pode motivar o clube e a torcida local a ter um bom desempenho em 2013. Por hora parabéns ao campeão! 

sábado, 20 de outubro de 2012

Eles querem a Elite!


              Pra quem gosta de futebol, a Série B deste ano está bastante emocionante e equilibrada e nas terças e sextas a noite e nos sábados a tarde pode ser um bom jeito de passar o tempo mesmo não sendo o seu time em campo. Pra quem acompanha desde o primeiro turno, já chegou a ver um Vitória embalado e não dando chances para o azar, sendo até cogitado no começo um título certo. O tempo passou e as coisas voltaram a ser equilibradas. Antes do final do primeiro turno, o Criciúma encostou de vez e acendeu a briga pelo título. Ainda tínhamos Joinville e São Caetano no G4, porém a uma distancia considerável. O Goiás era o quinto colocado e onze pontos atrás do Vitória.

                No segundo turno muita coisa mudou e o campeonato ganhou mais emoção. O Goiás virou a grande sensação, tendo uma grande ascensão e hoje tem chances claras de conquistar o seu segundo título nacional (foi campeão também da Série B em 1999). O Esmeraldino tem a uma das melhores defesas do campeonato (sofreu apenas 30 gols) e é o time que menos perdeu na competição (apenas 5 vezes). Vem de duas goleadas e de cinco vitórias consecutivas, sendo o melhor clube do returno e conseguindo chegar à vice-liderança.
                Assim como o Goiás, o Atlético Paranaense também está embalado no segundo turno fazendo uma boa campanha, conseguindo 26 pontos nesse returno. O Furacão veio de uma boa vitória em cima do Vitória em Salvador e se aproveitando do tropeço do São Caetano, entrou no G4. Com a atual situação do campeonato, e faltando sete rodadas, apesar de chances pequenas, o Atlético pode sonhar inclusive com o título da Série B. Outroque também briga por uma vaga no G4 é o São Caetano. O Azulão é um dos times mais equilibrados do campeonato, fazendo campanhas parecidas em ambos os turnos.
                 O Vitória teve uma grande queda de rendimento e para um time que estava muito a frente hoje ocupa apenas a terceira colocação e apesar de estar a 6 pontos do quinto colocado São Caetano, é preciso ligar o alerta antes que seja tarde. É apenas o sexto colocado no returno, o que deixa claro sua queda de rendimento e nem pode se apenas culpar a saída de seu grande atacante, Neto Baiano.
               O Criciúma esteve o campeonato todo praticamente brigando com o Vitória pelo título e tinha duas peças fundamentais em sua campanha e sendo os destaques da Série B. um é o atacante Zé Carlos, artilheiro disparado e isolado da competição, o outro é o jovem meia atacante Lucca que infelizmente teve uma séria lesão e está fora do resto da competição. O Tigre tem a terceira melhor campanha do segundo turno, porém muito atrás do Goiás, conquistando 23 pontos enquanto o time goiano conquistou 31. Busca seu quarto título nacional (campeão da Copa do Brasil em 1991 de forma invicta, a própria Série B em 2002 e a Série C em 2006) tendo o melhor ataque da competição com 66 gols e o que mais venceu (20 vezes).                
               Faltam apenas sete rodadas para o fim da Série B e a meu ver o momento é do Goiás. O Esmeraldino é o melhor do returno e já encostou no líder Criciúma que perdeu uma importante peça do elenco para o resto do Campeonato. Desculpem aos torcedores baianos do Vitória, mas o time tem “paraguaiado” e precisa voltar aos eixos se ainda pretende buscar o título. A derrota para o Atlético Paranaense dentro de casa e com um a mais em determinado momento da partida é inaceitável. Por sua vez, Atlético Paranaense e São Caetano devem brigar até a ultima rodada por essa ultima vaga no G4.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O pequeno tigre!


                Grande revelação da Série B, o meia atacante Lucca do Criciúma tem despertado interesse de muitos times grandes com suas boas atuações. Existem interesses de grandes clubes como Santos e Vasco, além de especulações de Flamengo, Corinthians e São Paulo. Rodrigo Pestana revelou em setembro que oficialmente apenas o Cruzeiro havia procurado o clube para saber sobre o jovem. Oficial ou não, muitos querem o garoto.
                O jovem nascido no Alto da Paraíba no Maranhão tem apenas 22 anos. Em 26 jogos na Série B marcou 11 gols, sendo o segundo artilheiro da equipe na competição, atrás apenas de Zé Carlos que é disparado o artilheiro do campeonato. Com as fortes especulações envolvendo o garoto recentemente, e até a presença de um diretor do Vasco observando o jogador no jogo contra o ABC (no qual Lucca fez um lindo gol) fez com que um valor seja estipulado para uma possível compra do jogador. Esse valor seria R$10 milhões, obviamente assustando muitos, mas é um jeito do Tigre se proteger e valorizar sua joia.
                Infelizmente, hoje mesmo foi noticiado um fato triste. O garoto teve o ligamento do joelho esquerdo rompido e terá que passar por uma cirurgia. Isso o deixará afastado por seis meses, assim estando fora do final da Série B. Ele vivia um momento mágico na carreira e só tinha a tendência de crescer ainda mais. Esse fato também pode diminuir o assédio pelo jogador, ao menos por enquanto que é essencial para o Criciúma se conseguir voltar à elite do futebol. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Bom filho a casa torna!


                O que era tão obvio depois dos últimos acontecimentos no campeonato e também o mais certo: Alex finalmente decidiu seu caminho e ele será no Coritiba, clube que o revelou. Com a velha frase “o bom filho a casa torna” Alex assinou um contrato de dois anos com o clube, no qual também pretende encerrar sua carreira. Ele recusou propostas de altíssimos valores de Palmeiras e Cruzeiro. O primeiro, com a iminente queda para a Série B, certamente teve suas chances diminuídas.
                A noticia oficial foi dada no intervalo do jogo contra o Náutico, ontem, no qual o Coxa saiu vitorioso. Alex é ídolo por onde passou, só não se firmando no Parma da Itália e no Flamengo. Palmeirenses, Cruzeirenses e os turcos do Fenerbahçe o veneram por tudo que fez. Na Turquia por exemplo, chegou até ganhar uma estátua em sua homenagem um pouco antes da sua conturbada saída.
- Em 1997 eu sai e fiz uma promessa na minha vida. Que iria voltar e encerrar a minha carreira aqui. O Coritiba me ofereceu uma oportunidade no futebol, de conhecer a Daiane (esposa dele) e formar uma família. Por isso carrego o clube no coração com um carinho muito grande. Eu sou pequeno diante da grandeza do Coritiba, por isso convoco todos os torcedores para fazer essa promessa se tornar realidade na quinta-feira, no Couto Pereira – diz Alex.
Pelo Coritiba foram 124 jogos e 32 gols (números retirados de seu site oficial www.alex10.com.br). Alex volta como prometido depois de 15 anos, e como referido em um vídeo oficial ontem, o “menino de ouro” quer realizar seu sonho e fazer o Coxa crescer. Certamente foi uma ótima contratação para o time paranaense, que reforça seu meio com grande criatividade e habilidade. Sua apresentação será hoje (quinta) as 16h no Couto Pereira e a torcida foi convocada a comparecer.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Problemas para a Copa?


                Se já não bastassem as obras da Copa do Mundo causarem tantas indignações em diversos estados brasileiros, com dinheiro público sendo mal investido, e com um falso legado em obras que até agora não demonstram beneficio nenhum para a população, no Paraná, as coisas parecem se complicar mais.
                Recentemente denuncias foram feitas em relação às obras da Arena da Baixada e ao atual presidente do Atlético Paranaense, Mário Celso Petraglia. O diretor jurídico do furacão, Cid Campelo é o autor das denuncias, segundo ele, algumas escolhas feitas para determinados “produtos” da obra foram feitas de maneira obscura. Ele afirma que muitas decisões são tomadas sem uma reunião com os sócios e são apenas “avisadas”.
                Entre as acusações a pior está na escolha das instalações para as cadeiras. A empresa escolhida tem como sócio o filho do presidente do Atlético Paranaense. Além de que, boa parte da quantia já foi paga de maneira antecipada. Campelo ainda compara esse adiantamento com os valores pagos para a empresa responsável pela construção da base da cobertura da Arena. Enquanto a empresa responsável pelas cadeiras já recebeu adiantado cerca de 80% dos valores, a empresa responsável pelas obras da base da cobertura recebeu apenas 20%.
                Toda essa confusão gerou movimentação na Câmara Municipal de Curitiba e vereadores já querem parar de repassar dinheiro público ao clube até que toda essa situação seja resolvida. Já causa revolta em diversos cidadãos usarem dinheiro público na construção de estádios, não é ilegal a escolha da empresa onde o filho do presidente é sócio, só que é no mínimo estranho e abri precedentes para investigações. A gestão do atual presidente já é contestada por muitos e só está sendo poupada devido a melhora do time na Série B. Essa história ainda dará o que falar e espero que como na maioria das coisas no Brasil, não acabe em pizza.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Arbitragem: Cada dia pior!


                Nos últimos anos o futebol no Brasil tem evoluído em diversos fatores que contribuem para melhora do espetáculo. A situação financeira dos clubes melhorou, em termos de patrocínio e de cotas de televisão. Vemos hoje uma boa base de jogadores promissores e a volta de alguns bons jogadores. As televisões também investem cada vez mais em tecnologia, com novas câmeras, novas funcionalidades que a convergência digital nos proporciona. Porém, uma coisa ainda contribui para um espetáculo ruim e vêm indignando torcedores de todos os clubes sem exceção, a arbitragem brasileira vive um período vergonhoso.
                É fato que hoje em dia, o próprio uso da tecnologia dos canais de televisão com diversas câmeras espalhadas pelo campo captando diversos ângulos acabam transparecendo diversos erros de arbitragem. Provavelmente se tivéssemos esses recursos em campeonatos antigos como da década de 70 e 80, chegaríamos à conclusão que muitos jogos foram “vencidos” no apito. Erros acontecem e vão sempre acontecer, pois o árbitro possui limitações humanas e não pode apitar se baseando em recursos de televisão, sua decisão é feita em fração de segundos e vendo o lance apenas uma vez. Porém, o maior erro das autoridades “competentes” é encarar todos os erros de maneira leviana, indiferente de gravidade e dificuldade.
                Para o torcedor, movido pela paixão e muitas vezes cego em qualquer situação que o favoreça ou o desfavoreça, todos os erros são imperdoáveis e considerados roubo, obviamente as coisas não são assim. Já do lado da federação são encarados ao contrário, todos os erros são perdoáveis, pois o juiz ou bandeirinha não possuem o auxilio de replays e câmeras de diversos ângulos, obviamente as coisas também não são assim e acabam relevando diversas coisas que não poderiam. A arbitragem brasileira precisa de investimento, treinamento adequado e punição quando necessário, indiferente do clube prejudicado.
                O torcedor precisa entender também que erros vão acontecer e que precisa “condenar” erros passiveis disso e não qualquer erro bobo. Tudo é considerado roubo indiferente do grau de dificuldade e da gravidade do erro. Para o torcedor tudo é decidido no apito e hoje vemos em diversos jogos erros acontecendo para todos, sem exceção, chegando até a ser contabilizado e discutido quem é menos e quem é mais favorecido ou prejudicado. Um impedimento de cinco ou dez centímetros não pode ser comparado com um impedimento de mais de um metro. Isso vale para a torcida e dirigente na hora de reclamar e para a federação na hora de tomar providencias.
                Às vezes parece que o objetivo dos responsáveis pela arbitragem é justamente mantê-la no amadorismo, sabe-se lá o porquê, mas o que ocorreu dias atrás é uma prova de que não a cobranças na arbitragem. Ronaldinho Gaúcho tomou um jogo de suspensão por um lance em uma partida contra o Grêmio, no qual o jogador ergueu perigosamente a perna na altura do rosto do adversário. Vale frisar que não houve contato. O juiz naquela ocasião é Héber Roberto Lopes, que nem se quer falta deu (erroneamente, diga-se de passagem). O tribunal interpretou que o meia atacante do Galo era para ter sido expulso, porém absolveu o juiz alegando que foi uma interpretação do mesmo no momento do jogo. Veja bem, um lance claríssimo que não foi assinalado nem o mínimo (a falta), o tribunal entende que foi uma jogada grave, aumentando ainda mais o erro do árbitro e simplesmente o absolvem? Incoerência é pouco.
                O mais engraçado é o medo de expor certas punições aos árbitros, como se fosse único e exclusivamente de interesse da CBF. O auxiliar Emerson Augusto de Carvalho que errou no lance de Corinthians e Santos foi o primeiro a ser punido, certamente por uma pressão interna da própria CBF que todos sabem o responsável. O bandeira foi colocado para fazer reciclagem, mas o presidente da CBF Marin ainda cogitou em punições piores. O árbitro (que é CARIOCA) que não assinalou pênalti (claríssimo) em Kim do Náutico no jogo contra o Fluminense e o auxiliar que não marcou impedimento (maior que os três não marcados contra o Santos), foram “punidos“. Recentemente as arbitragens de Fluminense e Ponte Preta, Atlético Mineiro e Sport (árbitro PAULISTA) e Flamengo e Cruzeiro (tiveram erros piores que não foram punidos) também passaram por essa tal reciclagem.
Novamente relembro que erros sempre acontecerão, mas eles necessitam ser diminuídos. A arbitragem brasileira precisa ser profissionalizada, porém ao que tudo indica não existe esse interesse por trás das autoridades competentes. Árbitros de escalão mais baixos são usados de bode expiatório com punições, enquanto os de “calibre” como Héber Roberto Lopes, são absolvidos nos tribunais. Infelizmente, no Brasil, se continuar assim, o futebol nunca evoluirá de verdade. 

sábado, 13 de outubro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Laterais


              A coluna “Mercado da Bola 2013” continua e dessa vez trazemos dicas de outra posição. Depois dos goleiros, chegou à vez dos laterais. Acredito que hoje no Brasil esse seja um dos grandes problemas das equipes, ter mais do que bons laterais. Jogadores diferenciados na posição inclusive fora do Brasil e da nossa nacionalidade é difícil de achar, não é a toa que na Copa do Mundo de 2010 não tivemos um bom lateral esquerdo (teimosia de Dunga em não levar Marcelo do Real Madrid). Hoje, Marcelo é bem provável que o melhor lateral esquerdo do mundo, mas não temos ainda um substituto que agrade definitivamente. Na lateral direita também temos um problema na hora de substituir Daniel Alves, já que Maicon já não está tendo o mesmo rendimento de antes.
                No Brasil são poucos clubes que realmente tem bons laterais, muitos deles desempenham bem seu papel, mas não chega a convencer efetivamente. O Internacional, por exemplo: Kleber e Nei já não rendem como antes e a idade do lateral esquerdo já pode fazer o Inter pensar em uma renovação. Fabrício jogou a maioria dos jogos na lateral esquerda e a meu ver vinha desempenhando um bom papel, inclusive de destaque do campeonato. Problema estaria na lateral direita, Nei não convence e seu substituto, Edson Ratinho é ainda pior. Outro time do sul que precisa de bons laterais é o Grêmio. Julio César considero um ótimo lateral, mas teve uma grave lesão este ano e a responsabilidade sobrou pra Anderson Pico, apesar de jovem e estar bem, mas não é nada espetacular. Na direita Edilson era titular, mas com seu fraco desempenho perdeu a vaga para Pará, que não merece nem comentários.
                Outros times ainda sofrem um pouco com laterais. Palmeiras, São Paulo e Vasco por exemplo buscam laterais direito que se firmem. Abaixo algumas dicas para laterais de ambos os lados:

Ayrton (Coritiba): Bem provável o lateral mais cobiçado por grandes clubes do Brasil. O lateral direito do Coritiba está jogando muito e demonstra um grande poder ofensivo. Tem qualidade no passe e em cruzamentos, além de ser um ótimo batedor de faltas. Dizem que o Palmeiras mantém contato com o jogador, mas o Coxa tem a preferência na compra (o jogador pertence ao Londrina). Ayrton tem 27 anos e já foi reserva no Atlético Goianiense em 2010 (pouca gente sabe disso), pode então gerar dúvidas de seu desempenho em times de maior expressão, mas também não vejo apostas melhores para o lado direito.

Cicinho (Sport): Experiente lateral de 32 anos que teve grande destaque no São Paulo campeão da Libertadores e Mundial de Clubes em 2005. Teve passagens na Europa pelo Real Madrid, Roma e Villareal.  Deveria ter sido titular na Copa do Mundo de 2006, pois vivia um grande momento e Cafu estava em baixa. Teve uma rápida passagem recentemente pelo São Paulo onde decepcionou, sua justificativa foi a falta de vontade e problemas com alcoolismo. No Sport até vem desempenhando um papel bom e devido a ameaça de rebaixamento, talvez seja uma alternativa a clubes que carecem dessa posição.

Juan (Santos / São Paulo): O experiente lateral esquerdo Juan que se destacou no Flamengo e ano passado foi jogar no São Paulo, hoje está emprestado ao Santos e apesar de não estar em alta, ainda pode contribuir para clubes carentes desse lado do campo. Juan tem 30 anos e é melhor ofensivamente. Foi campeão em 2009 do Brasileirão, Paulista e da Recopa Sul Americana deste ano. O São Paulo que já tem Cortez como titular e a volta do lateral Carleto que está no Fluminense também por empréstimo, não deve dificultar uma possível negociação. O que pode impedir alguns clubes é a alta pedida salarial do jogador, que apesar de não estar mais em alta, faz questão de ganhar muito bem.

Clemente Rodriguez (Boca Juniors): Porque pensar pequeno? O experiente lateral argentino pode atuar em ambas as laterais. Aos 31 anos, está desde 2010 no Boca Juniors, é habilidoso e bom marcador, certamente cairia muito bem em muitos clubes brasileiros. Apesar de atuar em um gigante argentino, devido ao bom momento financeiro do nosso futebol (muito melhor que o Argentino, diga-se de passagem) poderia servir de incentivo ao jogador. Foi revelado pelo próprio Boca e teve passagens por Spartak Moscou e Espanyol na Europa. Coleciona títulos, entre eles estão o Apertura de 2000-01, 2003-04 e 2011-12 e a Copa Libertadores de 2009 pelo Estudiantes.
                
                 Existem ainda outros laterais que poderiam ser investidos: Cicinho e João Paulo da Ponte Preta vêm fazendo um bom campeonato, o primeiro destacando-se com gols e o segundo com a regularidade. Luis Ricardo da Portuguesa e Douglas Santos do Náutico também poderiam ser bons jogadores para times medianos ou suplentes. Na Europa uma boa aposta poderia ser a repatriação do lateral direito Jonathan que está na Internacionale, mas desde os tempos de Cruzeiro tem estado inconstante e se machucando muito.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Demorou, mas embalou!


                Diego Cavalieri de 29 anos, goleiro do Fluminense que vive uma fase espetacular e merece destaque e créditos pela boa fase do líder do campeonato, afinal se não fosse por ele, nos últimos jogos com toda certeza o Fluminense não conquistaria metade dos pontos que conquistou. Méritos para ele e para o clube por ter um goleiro desse nível.
                Revelado pelo Palmeiras, Diego aprendeu com um dos melhores, Marcos. Disputou o Mundial sub17 em 1999 onde saiu campeão. Jogou algumas partidas substituindo o próprio Marcos e teve um grande destaque despertando interesse de clubes europeus. Certamente Diego Cavalieri era cotado com uma das melhores revelações do futebol brasileiro para a posição.
                Em julho de 2008 foi comprado pelo Liverpool por cerca de 10 milhões de reais, essa talvez tenha sido uma opção errada. Em um ano e meio na Europa, Cavalieri não chegou a disputar nem se quer 10 partidas. Além de amargar reserva no Liverpool, foi para o Cesena em agosto de 2010 (recém promovido para a Série A) onde também não conseguiu ir além de reserva e já no fim do mesmo ano rescindiu contrato. Voltou ao Brasil pra jogador no Fluminense, porém também demorou para ganhar a confiança da torcida e do técnico, conquistando a titularidade definitiva apenas este ano.
                O mais impressionante é a não convocação do goleiro para a Seleção Brasileira, e ver outros goleiros em momentos piores sendo convocados. Acredito que seleção não seja momento, seja um trabalho que se baseia em qualidade e entrosamento, apostar em quem tem futuro e possa contribuir algo. Apesar de demorar em se firmar no gol do Fluminense, Cavalieri é um goleiro com boas perspectivas e tem a mesma idade dos demais convocados. O que me impressionou, foi a convocação do goleiro Cássio, mas principalmente a volta de Victor, que havia sido esquecido por um bom tempo pelo técnico e mesmo não estando em grande fase voltou a ser chamado.
                Muitos falam de Fred, Deco, mas pra mim quem está decidindo ultimamente para o Fluminense é este ótimo goleiro, que por infelicidade da profissão, quase nunca são verdadeiramente reconhecidos. Atualmente também o vejo como melhor jogador do Brasileiro.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Promessas Mundiais - Marco Verratti


                Mais uma sessão do blog que terá todo mês apresentando jovens promessas do futebol mundial que podem ter grande destaque nos próximos anos. O primeiro da lista é o jovem meio campista italiano Marco Verratti.
                Marco Verratti nasceu em Pescara na Itália em 5 de novembro de 1992. Revelado pelo time local (Pescara) em 2008, o meio campista é bastante versátil, tendo bola qualidade no passe e também marcando bem. No nosso futebol seria um volante moderno (segundo volante), podendo até mesmo atuar mais avançado criando jogadas (como diversas vezes fez no Pescara). Disputou a Série C1 com o Pescara e ajudou o time a voltar a Série B após uma ausência de três anos.
Na temporada passada na Série B, o Pescara teve uma campanha de grande destaque e chegou a um título nacional que não ocorria a cerca de 25 anos. Marco foi destaque do elenco e sendo considerado pela crítica italiana o grande jogador jovem italiano do ano (considerando também jogadores da Série A). Depois de todo esse destaque, foi negociado indo para o mais novo clube milionário da Europa, o Paris Saint Germain pelo que se especula por 12 milhões de euro (apesar de o valor não ter sido divulgado).
Em meio a tantos jogadores badalados comprados recentemente pelo clube da capital francesa, como: Lavezzi, Thiago Silva, Ibrahimovic e Lucas, Verratti chega também como grande promessa e na maioria dos jogos vem sendo titular ou presença certa no segundo tempo, participando dos oito jogos na Ligue 1. Marco foi convocado recentemente para seleção italiana, nos jogos contra Bulgária e Malta pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, mas ainda não estreou.
Marco Verratti, 19 anos, meio campista. Fiquem de olho nessa jovem promessa que certamente poderá ser destaque da Azzurra na Copa do Mundo aqui no Brasil e consequentemente também do clube francês Paris Saint Germain.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É vida ou morte!


                Agora é vida ou morte. O Palmeiras que vinha desacreditado conseguiu uma reação e muitos já falavam em escapar da zona do rebaixamento. Foram três jogos seguidos ganhando e fazendo três gols. Só que analisando coerentemente, eram jogos que não podia se esperar menos. Vencer o Figueirense hoje não é uma tarefa difícil para nenhum time, e ainda contou com a colaboração do goleiro Wilson nos três gols. Ganhar da Ponte Preta em casa com o novo técnico Gilson Kleina, que treinou a Macaca durante tempos e com toda certeza conhecia bem o adversário. Ganhar do Millonarios dentro de casa também não é algo que possa se chamar de grande vitória.
                Positivamente, o Alviverde tinha mostrado uma melhora no seu futebol, principalmente com a volta de Marcos Assunção. Porém, a derrota no clássico contra o São Paulo também serviu de alerta e para o time colocar os pés no chão. O time foi facilmente envolvido pelo tricolor e só não tomou uma goleada histórica graças ao criticado goleiro Bruno. O destaque da partida foi a volta do matador Luís Fabiano que balançou as redes duas vezes.
                Agora é vida ou morte para fugir do rebaixamento. A diferença para o primeiro fora da zona voltou a aumentar, agora são seis pontos e neste meio de semana ocorrerá o confronto direto. O Palmeiras enfrenta o Coritiba na Fonte Luminosa (por ter perdido o direito de jogar na capital pela confusão no clássico contra o Corinthians). Uma vitória mantem o Palmeiras vivo novamente, uma derrota praticamente acaba com suas chances. Isso porque além de abrir nove pontos para o primeiro na fora da zona do rebaixamento, terá uma sequencia de dois jogos fora. Primeiro o Náutico nos Aflitos onde perdeu apenas dois jogos e um deles para o atual líder Fluminense. E depois o Bahia que vem sendo o segundo melhor time neste returno, perdendo apenas também para o atual líder Fluminense.
                Essa sequencia será fundamental para a fuga do Palmeiras que depois ainda recebe o Cruzeiro e viaja a Porto Alegre para enfrentar o Internacional. A cor da esperança é verdade e sua torcida ainda acredita na permanência na Série A. O jogo contra o Coritiba é essencial para manter-se na briga. Certamente o time paranaense virá a São Paulo fechado e buscando pelo menos um empate. Será um jogo de vida ou morte! 

sábado, 6 de outubro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Goleiros


               Ainda faltam três meses aproximadamente para o inicio da janela de 2013 para os clubes brasileiros, mas para grandes clubes e até mesmo médios que pretendem se destacar é preciso começar um planejamento o quanto antes. Analisando pontos fracos de um ano que está quase no fim e buscando reforços. Obviamente esse planejamento dependerá do dinheiro e de certas qualificações que ainda estão pra se decidir neste ano, mas o básico já pode começar a ser traçado.
                As primeiras dicas partem na posição que dizem ser essencial se ter um bom jogador. Onde começa todo time, sendo por isso normalmente usado como camisa 1, o goleiro. Vendo os times de série A, temos bons goleiros, alguns com grades destaques e passando confiança a toda uma torcida e equipe, como Rogério no São Paulo, Cavalieri no Fluminense, Victor no Atlético Mineiro e Jefferson no Botafogo. Outros clubes como Grêmio, Corinthians, Flamengo têm bons goleiros em grande momento e cumprindo bem o seu papel. Fábio do Cruzeiro e Fernando Prass do Vasco andam oscilando e causando “cornetadas” de alguns torcedores. Rogério pode até se aposentar e Denis, seu reserva não é unanimidade.
                Mesmo nos times de menor expressão temos bons goleiros, mas indiferente da necessidade dos clubes, aqui vão algumas dicas de jogadores que poderiam ser buscados:

Gomes (Tottenham): Goleiro revelado pelo Cruzeiro e hoje atuando no Tottenham da Inglaterra, onde é considerado ídolo pelas campanhas que já fez no clube. Apesar disso, ele não tem mais espaço na equipe, principalmente após a chegada de Hugo Lloris, goleiro da seleção francesa e considerado um dos melhores do mundo. Para se ter noção, ele não atuou nenhuma das 38 rodadas da Premier 2011/2012 e é quarta opção no elenco hoje, perdendo pro francês Lloris, o americano Friedel e o italiano Cudicini. Gomes têm 31 anos e certamente seria um bom reforço para quem precisa de goleiros.

Juan Pablo Carrizo (Lazio): Goleiro argentino revelado pelo River Plate, tem 28 anos e está hoje sendo o terceiro goleiro de uma boa equipe da Lazio. Nunca manifestou interesse em atuar no Brasil, mas é bom goleiro e pelo atual momento em nosso futebol poderia valer um investimento. Já venceu três clausuras pela equipe argentina e uma Copa da Itália pela Lazio. Ano passado foi emprestado ao Catania onde fez boas partidas.

Julio César (Queens park Rangers): Goleiro brasileiro recentemente considerado um dos melhores do mundo, foi titular na Copa do Mundo de 2010 da nossa seleção e hoje está em queda de rendimento na Europa, indo parar em um pequeno (mas com dinheiro) time inglês. Para piorar sua situação o time é lanterna do campeonato com dois pontos em sete jogos e apesar de ter fechado o gol contra o Chelsea em sua estreia, nos jogos seguintes sofreu quatro derrotas seguidas e nada menos do que dez gols. Apesar de ser uma negociação difícil e já ter 33 anos, acredito que no futebol brasileiro ele teria grandes atuações.

                Para times médios também temos algumas opções, como o ex goleiro do Fluminense e hoje no Ceará, Fernando Henrique. Paulo Victor goleiro reserva do Flamengo que atuou algumas partidas neste Brasileirão, fez grandes atuações e pegando experiência tem tudo para ser um grande goleiro. O Atlético Mineiro tem na reserva um jovem goleiro que surgiu como grande promessa e pode também servir para um time médio, principalmente por empréstimo, Renan Ribeiro é bom goleiro, mas com uma deficiência em tempo de bolas chutadas de longe.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mentes pequenas, atitudes extremas!


                Chega ser inacreditável o caso que ocorreu neste domingo no confronto entre Coritiba e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Uma garota de 13 anos de idade foi ameaçada por torcedores do Coxa por pedir a camisa ao jogador do time adversário, Lucas, que também é um jogador da Seleção Brasileira. Dizem que ela era torcedora do São Paulo, apesar de ninguém saber ali na hora disso e que mora no Rio Grande do Norte.
                O mais inacreditável é que ela ainda está sendo ameaçada por redes sociais, como o Twitter, levando nos a pensar o quão a mente da humanidade pode ser pequena. Qual é a rivalidade que Coritiba e São Paulo têm para um ato deste? Pelo fato da torcida Independente é aliada da Fanáticos (torcida do Atlético Paranaense)? Mas desde quando a menina de 13 anos tem ligação com a torcida? Estamos ao ponto de misturarem as coisas de tal forma? O pior de tudo é gente defendendo atitudes imbecis dessas.
                 A torcida do Coritiba a pouco tempo foi protagonista dos atos mais vergonhosos dos últimos tempos, destruindo o próprio estádio em um ato de vandalismo, prejudicando além de financeiramente o clube, mas também administrativamente. Não acredito que seria em todas as torcidas que ocorreriam isso, por exemplo, no jogo do Grêmio e Santos, muitos garotos foram “bajular” Neymar e nem por isso sofreram qualquer tipo de represaria. E acredito também que se fosse ao contrário não ocorreria tal atitude, torcedores do São Paulo não tem rivalidade alguma com a do Coritiba e nenhum motivo para se quer se sentirem ofendidos.
                A que ponto extremo nosso futebol está chegando? Hoje em dia você não pode assistir a um jogo sendo adversário, e sair na rua após o jogo com a camisa do seu time mesmo ambos não sendo rivais, pois tem risco de encontrar meia dúzia de torcedores com a mentalidade minúscula e inconsequente. Daqui a pouco jogadores não poderão trocar camisas entre eles, pois correram o risco de serem ameaçados por pessoas que se dizem torcedores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Paixão de Torcedor - Cassiê de Campos


Nossa, tive o PRAAAAZER de ser convidada pra falar sobre o meu AMOR MAIOR, o SPORT CLUB INTERNACIONAL!
Falar sobre o INTER... Por onde posso começar... Desde a barriga da minha mãe?! HAHAHA
Brincadeiras a parte, falar do INTER vai além de frases prontas, além de músicas, além da alma! É uma RELIGIÃO, MINHA VIDA! Agradeço ao  meu pai por ter me ensinado o que significa um S, um C e um I entrelaçados sobre um pano vermelho, apesar de muitos tentarem me comprar com uniforme e carteirinha do rival desde pequena, jamais mudei, jamais mudarei. Nasci SPORT CLUN INTERNACIONAL e morrerei SPORT CLUB INTERNACIONAL!
O INTER está presente em praticamente tudo na minha vida! Vitórias, derrotas, nada vai me fazer deixar de amar, cultuar e seguir amando esse manto, essa bandeira, esse clube! Essa Nação VERMELHA&BRANCA que nunca deixa de apoiar, que sempre está gritando atrás do gol, dizendo pros guerreiros lutarem por nós pra cantarmos pra eles, por esse imenso e infinito AMOR, o AMOR DE NOSSAS VIDAS! Agradeço ao COLORADO, o ROLO COMPRESSOR, o CAMPEÃO DE TUDO, pelas alegrias, vitórias, derrotas... Por me fazer cada dia mais e mais ORGULHOSA de ver os GUERREIROS HONRANDO o MANTO SAGRADO!
A melhor coisa que o SPORT CLUB INTERNACIONAL poderia proporcionar a nós torcedores, é poder ver o nosso time CAMPEÃO DO MUNDO FIFA 2006!

“Chooora Kenny Braga, chora torcedor colorado, você está vendo o seu Inter ser Campeão do Mundo. Prepare a festa torcedor, o Inter vai ser campeão do mundo, o Inter vai cortar os cabelos do Ronaldinho, os cabelos do Puyol, vai rasgar a camisa do Barcelona, o Inter vai ser campeão do mundo, o famoso, rico, milionário Barcelona está sendo inapelavelmente abatido pelo Internacional.”
Pedro Ernesto Denardin.

“Eu grito para o mundo ouvir, Gooooooooooooool. Que Barcelona? Que Ronaldinho? Que melhor do mundo? Que tradição? Tu não és um GIGANTE! Porque o GIGANTE é nascido em Porto Alegre, tem 97 anos e jamais, jamais perdeu a esperança.”
Daniel de Oliveira.

“Ser colorado é chegar ao topo do mundo como poucos, sem precisar ir ao fundo do poço como alguns.”
Vitório Piffero.

“O Deco falou que o Barcelona ia jogar o suficiente pra ganhar, só que eles esqueceram que jogar só o suficiente não é o bastante pra ganhar do Inter.”
Clemer.

“De todos eu já ganhei e sempre fui respeitado, não somente nesse estado, mas também nesse mundão, quem conhece o colorado sabe o que é ter coração!”
Neto Fagundes.

“O Inter de todas as copas, o Inter CAMPEÃO DE TUDO!”
Galvão Bueno durante o jogo da seleção no Beira Rio.