terça-feira, 2 de setembro de 2014

Clubes Clássicos: Estrela Vermelha.

                O FK Estrela Vermelha de Belgrado é um dos clubes de futebol mais populares da Sérvia tendo seu uniforme principal listrado horizontalmente em vermelho e branco. Foi o último campeão do Campeonato Iugoslavo de Futebol, antes da dissolução do país (temporada 1990/91), assim como o primeiro campeão do campeonato na nova Iugoslávia (1991/92). Anos depois, foi também o último campeão do Campeonato Servio-Montenegrino antes da separação das Repúblicas (temporada 2005/06) - ano em que fez a dobradinha vencendo a Copa da Sérvia e Montenegro - e o primeiro campeão do recém-criado Campeonato Sérvio (2006/07), fazendo outra dobradinha, conquistando também a Copa da Sérvia. O seu maior rival é o Partizan, também da cidade de Belgrado, cujo confronto entre os dois é chamado de Eterno Clássico e é uma das maiores rivalidades do continente europeu.

Origens:

                Em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de jovens membros da Serbian United Antifascist Yought League decidiram formar a Youth Physical Culture Society e mais tarde (em 4 de março) se tornaria o Estrela Vermelha de Belgrado. Após o fim da guerra, diversos clubes Iugoslavos se dissolveram por terem jogado partidas durante a guerra e sendo rotulados de colaboradores pelo Marechal Tito.
Dois desses clubes foram o SK Iugoslávia e BSK Belgrado, e o Estrela Vermelha herdou praticamente tudo (estádio, escritórios e jogadores e até mesmo as cores). Nota-se que nesse momento foi quando o clube se tornou o Estrela Vermelha de fato, recebendo as cores dos dois clubes e o símbolo do país. Seu primeiro jogo foi contra um time formado pelo Primeiro Batalhão da Segunda Brigada de KNOJ, vencendo por 3 a 0.

Primeiros passos ao reconhecimento:

O clube conquistou seu primeiro campeonato em 1953. Era uma equipe de jogadores como Beara, Durkovic, Stanković, Popović, Mitić, Kostić e Šekularac. Esses jogadores de futebol, cujos nomes ainda são lembrados, ganharam quatro campeonatos iugoslavos e duas Copas, não perdendo a oportunidade de ganhar todos os troféus Iugoslavos por cinco temporadas consecutivas. Como campeões, o Estrela Vermelha era participante da Iugoslávia na Taça dos Campeões Europeus 1957-58, onde foram notoriamente batido, por 5-4, no agregado pelo campeão inglês Manchester United nas quartas-de-final, com a equipa gerida por Matt Busby batendo Estrela Vermelha, 2 -1, na primeira mão na Inglaterra e por 3-3 na Iugoslávia na partida de volta no dia 5 de fevereiro no Estádio ANJ.  No voo de regresso a Inglaterra no dia seguinte, o avião caiu em Munique, Alemanha Ocidental, resultando na morte de 23 pessoas, incluindo oito jogadores do Manchester United.

Marakana de Belgrado:

                O estádio do Estrela Vermelha carrega o mesmo nome do clube, tendo capacidade máxima de 60 mil pessoas, sendo que um pouco mais de 55 mil são destinados para torcedores sentar-se. O estádio foi inaugurado em 1963 e tinha capacidade para 110 mil torcedores, o maior da Iugoslávia e assim recebendo o apelido de Marakana, por causa do famoso estádio brasileiro.

Dono da Europa:

                O Estrela Vermelha já conquistou o título máximo de um clube europeu, a Liga dos Campeões. Foi na temporada de 1991/1992, com a participação de 31 equipes e times consagrados como Real Madrid, Bayern de Munique e o Milan e para tornar a campanha ainda mais surpreendente, o time de Belgrado foi campeão invicto.
                A primeira vitima foram os suíços Grasshopper, que perderam num placar agregado de 5 a 2. Nessa época, a competição não tinha a fase de grupos, sendo diretamente os mata-matas, sendo assim, avançando pegaram os Rangers, tradicional clube escocês. No agregado um expressivo 4 a 1. Nas quartas de finais derrotaram o Dynamo Dresden, clube da Alemanha oriental na época, em um sonoro 6 a 0 no agregado. Na semifinal as coisas deixaram de ser “fáceis”, enfrentando o consagrado Bayern de Munique, mas mesmo assim avançaram com um agregado de 4 a 3.
                A final foi no estádio San Nicola em Bari, na Itália contra o forte Olympique de Marseille com jogadores como Amoros, Papin, Abedi Pelé e até o brasileiro Mozer campeão da Libertadores com o Flamengo. O jogo foi muito difícil para o Estrela Vermelha, mas eles resistiram com o 0 a 0, levando a partida para as penalidades. Nos pênaltis, a equipe da Iugoslávia (hoje Sérvia) venceu por 5 a 3.

A guerra e o declínio:

                O fim do comunismo não afetou o Estrela Vermelha, mas a guerra acabou deixando sequelas muito grandes. A debandada de jogadores por causa dos conflitos e a crise financeira que se alastrou pelo país, além das sanções econômicas da ONU. O clube voltou há ter cinco anos no topo do país, mas desde 2008 é o Partizan dominar o campeonato.

Revelações:

                O Estrela Vermelha costuma revelar bastantes jogadores que se destacam mundialmente. Recentemente, foram revelados jogadores como Stankovic, que ficou durante 10 anos na Internazionale de Milão, vencendo cinco Campeonatos Italianos, além de uma Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. O zagueiro Vidic de 32 anos que teve uma ótima passagem pelo Manchester United, sendo apontado até como um dos melhores zagueiros do mundo e hoje defende a Internazionale. Hoje, devemos ficar de olho no jovem atacante Luka Jovic de apenas 16 anos e já é titular da equipe principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário