segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mercado da Bola 2015 - Dicas: Volantes.

             
              Os volantes no futebol moderno talvez tenham sido a posição que mais sofreu mudanças táticas e necessidades de jogadores completos. Antigamente sua função era basicamente marcar e ajudar no sistema defensivo, porém hoje, cada vez mais surge a necessidade de volantes técnicos e que auxiliem os meias na criações de jogadas e “desafogamento”. Contudo, o poder de marcação ainda é preciso. Hoje o Geral FC trará dicas de alguns volantes que possam ser contratados para a próxima janela.

Gabriel (Botafogo): O jovem volante de 22 anos é uma das principais promessas do alvinegro e devido às dividas e o rebaixamento, dificilmente será mantido no clube. É bom marcador e ainda tem saída de bola, coisas que se exigem hoje de um “volante moderno”. Com a pouca idade, ainda pode crescer muito e é se duvida uma ótima aposta para times de ponta no Brasil. O Cruzeiro inclusive, atual bicampeão, está de olho no jovem.

Thiago Mendes (Goiás): Uma das revelações dessa edição do Campeonato Brasileiro, o volante também com 22 anos é fruto da base esmeraldina e o próprio presidente do clube afirmou que será difícil mantê-lo para o próximo ano. O valor pedido pelo Goiás no jogador é cerca de 1,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,9 milhões), correspondente a 40% do que o clube possuí de direitos econômicos do jogador (valor total então seria cerca de 4,5 milhões de euros). São Paulo e Palmeiras disputam o jogador. O Tricolor considera o valor alto já o alviverde, até por ter tido um péssimo ano, precisa se reforçar com jogadores de qualidade.

Arouca (Santos): Um dos melhores volantes que atuam no Brasil e peça fundamental do time santista, mas porque não sonhar alto? O jogador está no clube desde 2010 e conquistou muita coisa, apesar de feliz, certamente não descartaria uma transferência. Negocio bastante difícil, mas nada que clubes como Cruzeiro, Internacional ou até Atlético Mineiro, por disputarem a Libertadores e terem times mais qualificados até o momento não pudessem sonhar.

Fernando Gago (Boca Juniors): O volante argentino de 28 anos começou no Boca Juniors e logo chamou a atenção de grandes clubes, sendo vendido para o Real Madrid. Apesar de ter um bom começo, logo seu nível caiu no time Merengue e foi emprestado ao Roma e depois vendido para o Valência. No Valência também não teve muito espaço e foi emprestado para o Velez e depois ao Boca, que o comprou em definitivo. Na sua volta ao futebol argentino, Gago teve muitas lesões, mas aparentemente tem se recuperado bem e participa de quase todos os jogos. Ele bem fisicamente, é jogador para qualquer clube da Série A do Brasil.



                Ainda existem outras opções que podem ser levadas em conta. Diguinho do Fluminense que tem situação de renovação incerta e Valencia também do Fluminense que não irá renovar seu contrato. Ainda podemos considerar jogadores como Cáceres do Vitória e o jovem Bruno Paulista do Bahia, que apesar de seus times terem sido rebaixados, mostraram alguma qualidade (principalmente o paraguaio).

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mercado da Bola 2015 - Dicas: Zagueiros.

               
              Essa semana a dica do “Mercado da Bola 2015” fala sobre os zagueiros. Essa talvez seja uma posição que veremos muitas contratações para a próxima janela, já que muitos clubes precisam (e devem) fazer reformulação no setor. Aqueles que estão na Libertadores principalmente precisaram se reforçar urgentemente para essa primeira etapa do novo ano. São Paulo e Inter mostraram ao longo de 2014 terem muitos problemas defensivos, Atlético Mineiro e Corinthians precisaram pelo menos de um jogador para compor elenco. Sem demora, vamos às dicas:

Rodrigo Moledo (Metalist): Um dos principais reforços que se pode trazer da Europa para a posição e aqui no Brasil teve bastante destaque no Internacional. Tem apenas 27 anos e umas séries de fatores facilitariam para tirá-lo do clube Ucraniano. Apesar da crise na região ter diminuído isso ainda pode influenciar em sua decisão. Além disso, o jogador não tem sido utilizado e a posição do clube na Liga Ucraniana é bem abaixo do esperado. Certamente o próprio Colorado o procurará, mas fica a dica para outros clubes.

Funes Mori (River Plate): O jovem zagueiro de 23 anos formado nas categorias do próprio River tem sido muito importante na ascensão do clube que os levaram ao título do Campeonato Argentino passado e a final (de hoje) da Copa Sul-Americana. Canhoto e com 1,86, não costuma ser um zagueiro violento e pode ser uma boa opção para quem precisa de zagueiros por este setor do campo.

Leandro Almeida (Coritiba): O zagueiro de 27 anos tem se destacado muito jogando pelo clube paranaense desde o ano passado. Ele foi formado pelo Atlético Mineiro e já atuou no futebol ucraniano pelo Dynamo de Kiev. Também costuma atuar pelo lado esquerdo da defesa e é forte em jogadas aéreas, marcando nesta ultima edição do Brasileirão três gols e ficando no Top5 dos zagueiros artilheiros do campeonato.

Gum (Fluminense): Não é o melhor zagueiro do mundo, mas é uma possível solução para muitos clubes e pode ser “barata”. O contrato do zagueiro se encerra no final do ano e ainda não foi renovado. Apesar do interesse do Fluminense em contar com o jogador para a próxima temporada, com a saída da Unimed e a crise financeira que o clube vive (com salários e direitos de imagem atrasados), sua permanência não é certa.


                Ainda podemos listar outros zagueiros: Pedro Henrique do Goiás e Luccas Claro do Coritiba são dois bons e jovens zagueiros que podem valer o investimento. Existem também alguns “encostados” que podem atrair clubes menores: Paulo Miranda e João Filipe do São Paulo, Edcarlos do Atlético MG que não sabe se permanecerá no clube, Edu Dracena do Santos, Werley do Grêmio, entre outros.